digitalFAQ.com Forums [Archives]

digitalFAQ.com Forums [Archives] (http://www.digitalfaq.com/archives/)
-   Conversão e Codificação de Vídeo (Português) (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/)
-   -   Como obter melhor resultado final ? ( dvd para k(s)vcd ) (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/10113-obter-melhor-resultado.html)

Remela1 06-05-2004 08:59 PM

Como obter melhor resultado final ? ( dvd para k(s)vcd )
 
Muito interessante este K(S)VCD...vamos as minhas perguntas :

Tenho o TMPGenc 2.5 registrado e com todos os templates para NTSC.

* Para fazer vcd padrão apartir de dvd, notei que fica melhor converter para avi/divx primeiro. E para fazer KVCD, é melhor converter primeiro para avi/divx tb ?

* Como espaço em disco aqui é um problema , penso em converter o(s) dvd(s) para divx direto do drive ( usando CBR 1500 , e em 640x432 ), sem antes ripar o dvd , usando o #1 DVD Ripper ( este é o único que não deixa o som picotado por aqui) , só então converter para K(S)VCD , com o TMPGEnc. O que acham ?

* Qual template de kvcd deixa a imagem melhor ? ( para um filme de até 120 min)

* Parece que tem outro programa semehlante ao TMPGenc, acho que CCE....este é melhor? Mais rápido ?

Só para testar fiz um KVCD apartir de um filme de 2 horas em vcd dividido em 2 cds, o fime inteiro ficou com apenas 550 mb , usei o audio em 128 kbps e as configurações padrão do template "KVCD-CQ-352x240-_NTSCFilm_-PLUS" ( MPEG-1 352x240 23,976fps CQ 70 ) só com uma diferença : fiz com o encode do video e o audio em 128kbps ao mesmo tempo ( me poupando o trabalho de juntar o video ao som mais tarde :D ) , e o resultado deixou a desejar... :cry:

Fui...

vmesquita 06-05-2004 09:19 PM

Oi Remela1,

Vc não deve converter para DivX antes do formato final (VCD/KVCD/KSVCD) em hipótese nenhuma. Isso sempre causa perda de qualidade. Qualquer reconversão causa perda de qualidade.

Para fazer um KVCD/KSVCD legal mesmo, não adianta vc só pegar o template. Vc precisa usar o script otimizado e fazer o som utilizando o HeadAC3he, que dá uma qualidade melhor com bitrates baixos como 128. Leia os tutorias do fórum, em especial o do Alex_Matrix para saber como fazer. Lembre-se: não adianta só usar o template pq aí vc não vai estar fazendo um KVCD de verdade, estará se enganando. Se vc der uma olhada, verá várias threads de pessoas que fizeram tudo e se surpreenderam com o resultado. :winK:

Quanto "qual template deixa a imagem melhor": se houvesse uma resposta para esta pergunta, então só haveria um template vc não acha? :D A resolução ideal depende do material. Leia esta thread:
http://www.kvcd.net/forum/viewtopic.php?t=11415

O CCE apresenta um resultado melhor ou tão bom quando o Tmpgenc em MPEG2, só que umas 3x mais rápido. Em MPEG1 o resultado do CCE é muito ruim.

gilco 06-06-2004 09:43 AM

Tmpeg, CCE e outros novos !
 
O Mesquita está muito humilde.
Sempre utilizei o CCE, muito mais rápido e melhor que o Tmpeg ( em mpeg-2).
Mas hoje temos o Mencodeme ou ainda o Quenc, gratuitos.
Numa máquina tipo AMD 2.4 GHz em 2 passadas o tempo é um pouquinho maior ( coisa de 20 minutos, num filme de 120 minutos!) que o CCE em 1 passada.
A qualidade que tenho obtido ( nos Mencome e Quenc) é muito boa.
Se vc quiser, o PackShot automatiza o vídeo e o som.
Sua preocupação poderá fica apenas com o script.

MR.Maker 06-06-2004 10:00 AM

Quote:

Originally Posted by vmesquita
HeadAC3he, que dá uma qualidade melhor com bitrates baixos como 128. Leia os tutorias do fórum, em especial o do Alex_Matrix para saber como fazer. Lembre-se: não adianta só usar o template pq aí vc não vai estar fazendo um KVCD de verdade, estará se enganando. Se vc der uma olhada, verá várias threads de pessoas que fizeram tudo e se surpreenderam com o resultado. :winK:

Vmesquita, sobre isso aí eu tenho uma duvida, tipo, é melhor mesmo retirar o som pelo virtual dub e depois converter para mp2 pelo headac3he do que retirar direto do tempgenc ? A qualidade fica bem visível dizem que é melhor ?
E no caso do som ogm, eu converto direto pelo tmpgenc, tem outro caminho que de um resultado melhor ?

Remela1 06-06-2004 11:02 AM

[quote="vmesquita"]

Vc não deve converter para DivX antes do formato final (VCD/KVCD/KSVCD) em hipótese nenhuma. Isso sempre causa perda de qualidade. Qualquer reconversão causa perda de qualidade.
quote]

Então pq os dvds que converti para vcd padrão não ficaram muito bons ( na tv de 29") ?

Fiz um teste com uma parte de um filme em dvd , ( ripei apenas um capítulo de um filme )

Deste capítulo converti 2min para divx CBR 1500 a 640x432 depois converti o avi para vcd padrão , o MPG ficou quase idêndico ao DIVX... Agora quando converti o dvd para VCD direto , a qualidade ficou bem inferior ao primeiro... qual seria a explicação para isso ? :x

Não tem nada que converta DVD para KVCD direto do drive não hein ?! ( aceito doações de HD de 120GB :lol:)

vmesquita 06-06-2004 05:50 PM

Bom, eu não sei como vc fez sua conversão, mas tenho quase certeza que vc fez algo errado na conversão DVD->VCD. Vc pode perguntar pra qq um neste forum ou no forum em inglesm, todos lhe dirão que qualquer recompactação piora a qualidade do vídeo. :wink: Como vc fez a conversão DVD->VCD?

Remela1 06-06-2004 09:10 PM

Obrigado, vmesquita por me ajudar...

Converti meus vcds assim:

* ripei o dvd para o hd;

* com o dvd2avi criei o arquivo d2v ( obedecendo àquelas regrinhas) e extrai o audio ac3 (demux);

* o audio ac3 converti para wav com o besweet; ( recentemente instalei o plugin para o TMPGenc aceitas o ac3 mas não funcionou)

* no TMPGenc carreguei o template para vcd ntsc padrão , em video apontei para o arquivo d2v e em audio apontei para o wav.

* no TMPGenc , em "Motion Search Precision" marquei "High quality(slow)"

Em outros vcds que fiz, eu abri o .d2v no GordianKnot , configurei como se fosse fazer um divx e salvei o scipt .avs, este .avs abri no TMPGenc e o resto foi igual.

Uma dúvida no TMPGenc:

Em um tutorial dizia que se deve maracar sempre em "source aspect ratio" 4:3 525 line (NTSC), mas em video em widescreen a imagem fica alongada para cima , se marcar 1:1 (VGA) a imagem fica mesmo ruim na TV ?
O que devo marcar em "Video source type" e em "Field order" ?

Remela1 06-10-2004 10:08 AM

Quote:

Originally Posted by vmesquita
Bom, eu não sei como vc fez sua conversão, mas tenho quase certeza que vc fez algo errado na conversão DVD->VCD. Vc pode perguntar pra qq um neste forum ou no forum em inglesm, todos lhe dirão que qualquer recompactação piora a qualidade do vídeo. :wink: Como vc fez a conversão DVD->VCD?

Bom, como fiz meus VCDs já expliquei , gostaria que vc me falasse o que fiz de errado , se fiz.....

vmesquita 06-10-2004 10:55 AM

Uma possível explicação (já que não vejo nada de errado exatamente com seu método):
O fato de vc ter convertido para DivX antes diminuiu a necessidade de bitrate em certas cenas, o que talvez tenha levado a uma melhor qualidade em algumas cenas devido a uma característica muito ruim do VCD: CBR. O VCD padrão usa bitrate fixo de 1150, assim tanto uma tela preta quando uma explosão de um filme de açao tem que ser armazenadas usando exatamente a mesma quantidade de bits. Isso leva a blocos e distorções em cenas com muito moviemento (muito comum no VCD), e ao mesmo tempo ao desperdício de bits em cenas simples. Acho que convertendo em Divx antes vc minimizou esse problema, diminuindo a complexidade da cena. Esse parágrafo todo é só um palpite.

Mas:
1) É muito melhor filtrar utilizando filtros avisynth adequados do que através da quantização do DivX, mesmo para VCD.
2) No caso do KVCD, como o CBR não é usado, o bitrate pode variar livremente entre 300 e 2500, permitindo que as cenas mais complexas seja alocadas adequadamente. Aí fazer a conversão de DivX só irá introduzir mais artefatos, principalmente aqueles bloquinhos DCT "dançando" na tela.

Field Order não faz diferença se seu vídeo não for entrelaçado, e os outros parametros eu não tenho certeza da configuração correta pq eu quase não uso o tmpgenc... Vamos esperar alguem que o use dar a dica. :wink:

Remela1 06-10-2004 11:51 AM

Deixa ver se entendi:

* então vc tb acha que para fazer VCD padrão pode ser que seja melhor converter para divx antes ? ( vc poderia fazer um teste como eu fiz de apenas 2 minutos )

* agora para fazer KVCD isto não é necessário , já que se trata de bitrate variável , é isso ?

* quando vc diz "É muito melhor filtrar utilizando filtros avisynth adequados do que através da quantização do DivX, mesmo para VCD", qual seria esse filtro ?

Outra coisa : Como posso converter um filme de 2h no formato VCD para KVCD ? ( eram 2 cds , mas já juntei o filme em 1 .mpg e o audio já passei para mp2 128kbps)


Obs: eu ainda não converti nenhum dvd para vcd pasando pelo divx primeiro, fiz apenas um teste com 2min de filme , e a diferença não é apenas em cenas movimentadas e sim o tempo todo. ( um amigo do fórum do clube do hardware me disse que fica melhor, aí fiz esse teste e ficou melhor mesmo )

vmesquita 06-10-2004 12:02 PM

Bom, pela sua experiência sim. Mas como vc fez um teste de apenas 2 minutos, talvez fosse bom vc fazer um filme completo antes de tirar uma conclusão importante assim.

Nem em VCD nem em KVCD converteria para DivX primeiro, pelos meus testes e pela própria lógica, seria dificil ter um resultado melhor desta forma. Toda vez que vc codifica um video, vc joga informação fora, então se vc codifica duas vezes, vc estará jogando mais informação fora, e pior, sua fonte passará a conter distorções.
Use o optimal script para DVD postado aqui: http://www.kvcd.net/forum/viewtopic.php?t=3483

Só queria lembrar que o que eu falei da quantização agir como um tipo de filtro foi apenas um palpite, eu não sei se isso realmente tem a ver.

Não converta de VCD para KVCD. Vai ficar muito ruim e vc vai se arrepender de ter economizado 1 CD. :wink: O VCD em si já tem uma qualidade baixíssima. É melhor partir do DVD mesmo. :D

BJ 06-10-2004 05:33 PM

Mesquita vc tem uma paciência de Jó! :lol:
Grande abraço!

Remela1 06-10-2004 05:39 PM

Quote:

Originally Posted by BJ
Mesquita vc tem uma paciência de Jó! :lol:
Grande abraço!

Como tem puxa-saco por aqui... 8) Se não for para ajudar, não poste nenhuma bobagem camarada !!!


All times are GMT -5. The time now is 10:52 AM  —  vBulletin © Jelsoft Enterprises Ltd

Site design, images and content © 2002-2024 The Digital FAQ, www.digitalFAQ.com
Forum Software by vBulletin · Copyright © 2024 Jelsoft Enterprises Ltd.