digitalFAQ.com Forums [Archives]

digitalFAQ.com Forums [Archives] (http://www.digitalfaq.com/archives/)
-   Conversão e Codificação de Vídeo (Português) (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/)
-   -   Legendas na faixa preta usando Virtualdub - Assunto batido (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/11096-legendas-na-faixa.html)

NarcisoRN 07-24-2004 08:01 AM

Legendas na faixa preta usando Virtualdub - Assunto batido
 
Pessoal,

Sei que esse assunto ja foi discutido aqui no forum inúmeras vezes e antes que me mandem pesquisar no forum, quero dizer que ja fiz isso e li todo post referente ao topico. O problema é que mesmo seguindo as orientações dos autores, ainda não consegui realizar o meu intento, que é deixar o filme em widescreen mas com as legendas fora dele, ou seja, na área preta logo abaixo. Eu gostaria de fazer isso, usando o Virtualdub Servindo frames. Copiei alguns trechos que encontrei aqui no forum, infelizmente não peguei o nome do autor, peço desculpas. O primeiro trecho é este:
Quote:

Eu costumo encodar meus KVCDs a partir de Divx, com legendas fixas. Uso sempre 704x480 no TMPGENC, então faço o seguinte: uso o filtro resize para conseguir esta resolução no virtualdub, no seu caso, 640x252, respeitando a escala(você pode usar o Corel PhotoPaint para descobrir o tamanho), você terá 704x277. Então, basta entrar com as faixas pretas até o valor 704x480. Para isso, dentro do filtro resize, você terá:
New width: 704
New height: 277
Filter mode: bilinear
Marque a opção "Espand frame and letterbox image"
Frame width: 704
Frame height: 480
Use o Show preview para visualizar o resultado final, inclusive para visualizar as legendas, já que o TEXTSUB não tem preview próprio. Em tempo, no filtro TEXTSUB, escolha a opção "No automatic Wordwrapping", para que ele mantenha as linhas da legenda com suas divisões originais, a não ser que você ache interessante deixá-lo dividir as linhas. Quanto às resoluções, se você usa outras diferentes de 704x480, basta calcular os valores em escala, para que a imagem final seja proporcional e sem distorções. Com o arquivo gerado, basta então codificar para MPEG. Você verá que é bem simples. Espero que ajude.
Fiz seguindo essas orientações, a resolução do meu filme é de 512x224, mas a legenda continua no filme. O Vobsub foi instalado sem problemas, utilizei o TextSub, inclusive achei excelente a ideia de usar o TextSub, porque dessa forma eu não preciso mais converter a legenda para .SSA.

Li outros posts que mencionam o uso do limiter(), mas isso seria se eu fosse usar scripts, eu gostaria de saber se alguem ja tentou fazer isso no virtualdub, e se conseguiu.

Um abraço

Marcos Narciso

ginoboy 07-24-2004 06:44 PM

já tentou usar o legenda.srt.style ?

NarcisoRN 07-24-2004 07:32 PM

Mas eu quero fazer isso no virtualdub, esse script que vc menciona, seria se eu tivesse usando o DiKO certo?

Abs

Marcos Narciso

ginoboy 07-24-2004 08:03 PM

Não.. serve pra qualquer coisa..

[]'s

ginoboy 07-24-2004 08:06 PM

Pega aki:

http://www.tntarquivos.kit.net/legenda.srt.style

[]'s

Edit: em "legenda" poem o msm nome do arquivo srt. Exemplo: nome_da_legenda.srt / nome_da_legenda.srt.style . No mesmo diretório. Edite o style no bloco de notas caso queira mudar a fonte/cor/tamanho.

NarcisoRN 07-24-2004 08:55 PM

Valeu Ginoboy,

Vou fazer aqui e depois te digo se deu certo.

Um abraço

Marcos Narciso


All times are GMT -5. The time now is 07:58 AM  —  vBulletin © Jelsoft Enterprises Ltd

Site design, images and content © 2002-2024 The Digital FAQ, www.digitalFAQ.com
Forum Software by vBulletin · Copyright © 2024 Jelsoft Enterprises Ltd.