digitalFAQ.com Forums [Archives]

digitalFAQ.com Forums [Archives] (http://www.digitalfaq.com/archives/)
-   Conversão e Codificação de Vídeo (Português) (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/)
-   -   Ksvcd X Midia X Vel Gravação..o que pode ser? (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/12431-ksvcd-midia-vel.html)

NarcisoRN 10-03-2004 09:29 PM

Ksvcd X Midia X Vel Gravação..o que pode ser?
 
Pessoal,

Ja tenho feito diversos Ksvcd´s e sempre surge um pequeno problema, de 20, geralmente 5/7 apresentam os seguintes problemas:

- O filme fica se arrastando como se estivesse em camera lenta.
- Fica travando durante todo o filme
- As vezes a imagem congela e não se consegue mais assistir o filme.

Pensei a principio que pudesse ser problema com midia, mas se assim fosse, daria problemas com todos os filmes correto? Uso midias Pro Disk e as vezes Plasmon. Meu gravador de CD é um LG cuja velocidade maxima é de 12x e é nessa vel. que gravo os filmes. Poderia ser esse o problema? O DVD de mesa que geralmente coloco esses kvcd´s é um Pionner e ele tem dado conta do recado. Me lembro de que, quando fazia minhas conversões em SVCD ou VCD não tinha esse tipo de problema. Isso so acontece com Ksvcd mas não em todos os filmes que converto.

Aproveitando o post, gostaria de saber porque algumas pessoas preferem fazer suas conversões para Ksvcd usando scripts ao inves do DIKO. Uso o DIKO e tenho obtido sempre bons resultados.

Se alguem tiver uma dica para meu problema, eu agradeço.

Marcos

jorel 10-03-2004 10:07 PM

oi Marcos!
:wink:
eu tenho algumas sugestões que podem te ajudar:
grave sempre na velocidade mais baixa possível.
desfragmente periodicamente o hd.

estes dois fatores ajudam muito na estabilidade da gravação diminuindo
a possibilidade de perdas de medias!

você inicialmente, postou que está tendo os problemas com 5 a 7 medias
em um rgrupo de 20.
mas no fim:
Quote:

gostaria de saber porque algumas pessoas preferem fazer suas conversões para Ksvcd usando scripts ao inves do DIKO. Uso o DIKO e tenho obtido sempre bons resultados.

Se alguem tiver uma dica para meu problema, eu agradeço.
aqui confundiu tudo pois você pergunta porque as pessoas preferem converter usando scripts e não o DIKO.
mas o DIKO usa scripts.
...e que com o DIKO você tem tido bons resultados mas no principio mostrou que está tendo problemas.
então por favor: esclarecer os detalhes pois está realmente muito confuso! não tem como responder.
:wink:

danpos 10-03-2004 10:22 PM

@Marcos

Siga a dica do nosso moderador, não misture os assuntos, pois bagunça a thread e não contribui em nada para a resolução do teu problema, OK ? :wink: Outra coisa, desde quando comecei a fazer VCD (o standard mesmo) fui orientado a gravar na menor velocidade possível e toda vez que tentava não seguir essa orientação, fatalmente perdia a compilação ...

Grave na menor velocidade possível que o seu gravador/mídia suporte !

[]´s

Alex_Matrix 10-03-2004 10:28 PM

Olá, Narciso 8)

Sumidão cara! :lol:

Olha, o seu caso pode ser vários fatores.
Tipo de mídia
Capacidade do seu equipamento (pode ser que seu pc tenha pouca memoria e não dê conta do serviço durante a gravação, velocidade de transmissao de dados da placa mãe, etc)
velocidade de gravação,
processo de conversao (resolução, formato do audio, multiplexação, etc)
... :!:

Pra ser prático, acho que o legal seria vc ir eliminando as possiveis causas. Tipo assim:
Tente ver se o problema acontece em outros modelos de DVDplayer,
Tente gravar em velocidades menores, até porque a velocidde máxima do gravadora é a menos confiável, já que tá no maximo de sua capacidade.

Você também pode dar uma boa pesquisada no forum usndo o "search" que vai achar muito tópicos falando desse tipo de problema e possiveis soluções :wink:

Seria legal tb você postar detalhes de como faz seus filmes, resolução usada, tipo de origem, etc, etc etc...

boa sorte

jorel 10-03-2004 10:42 PM

exatamene Alex,
sua ultima frase é o resumo do que pedi pra ele.
:wink:

NarcisoRN
para complementar os detalhes dos possíveis problemas e causas ,
leia os meus postes neste thread que vão esclarecer vários detalhes.

http://www.kvcd.net/forum/viewtopic.php?t=14423

mas por favor, não deixe de reponder a pergunta que te fiz pois alí esta a base pra gente achar o seu problema, falou?
:)

HC_Pensador 10-03-2004 11:17 PM

Cara, esse negocio de Velocidade de gravação, eu num boto fé q esse seja o probelma. Jah gravei muitos filmes em 16x e nunca deram problema. Vc deve ter errado alguma coisa na hora do encode ou sei lá, nunca usei o DIKO. A proposito, Cada faz do jeito q axa mais fácil, mais confiavel, melhor, Hoje em dia faço meus K(S)VCD's em 3 horas, tudo manual, vou ateh dar uma chance pra "esse tal de DIKO(brincadeirinha vmesquita)" hehehe, Valeu aih

jorel 10-04-2004 02:05 AM

Quote:

Originally Posted by HC_Pensador
Cara, esse negocio de Velocidade de gravação, eu num boto fé q esse seja o probelma. Jah gravei muitos filmes em 16x e nunca deram problema. Vc deve ter errado alguma coisa na hora do encode ou sei lá, nunca usei o DIKO. A proposito, Cada faz do jeito q axa mais fácil, mais confiavel, melhor, Hoje em dia faço meus K(S)VCD's em 3 horas, tudo manual, vou ateh dar uma chance pra "esse tal de DIKO(brincadeironha vmesquita)" hehehe, Valeu aih

eu também já gravei filmes a 24x mas isso não quer dizer que todos possam fazer e que seja seguro Pensador.
eu queria te pedir pra você ler o link que postei aí em cima que está cheio de detalhes sobre gravações e estou pensando inclusive em transforma-lo em sticky após algumas melhoras.
caso tenha algo lá que você discorde ou queira acrescentar,
pode postar aqui mesmo que será de bom proveito para todos nós!
:D

NarcisoRN 10-04-2004 05:50 AM

Pessoal,

Obrigado pelas respostas e pelos esclarecimentos.
Quando eu mencionei que usando o DIKO não tinha problemas, é que estou levando em consideração que entre 20 conversões se eu tenho uma perda de 5 então no geral, estarei tendo bons resultados. Ja testei com varios outros players e os resultados em alguns foram bons e em outros ruins. Vou citar um caso recente. Um amigo comprou um DVD LG, nessa ocasião eu tinha convertido um filme sem usar o DIKO, ou seja atraves de um script + tmpgenc, O filme rodou sem problema algum, o cara ficou até surpreso com relação a qualidade...etc. Daí resolvi fazer mais umas 3 conversões para ele, e dessa vez usei o DIKO e nenhum filme rodou...fiquei meio sem saber o motivo disso ter acontecido, mas aconteceu. Quando perguntei porque alguns fazem suas conversões usando o DIKO e outros usando scripts eu sabia que o DIKO faz uso de scripts, dai ter feito a pergunta ja que tudo é na base de scripts, porque não usar aquele que da menos trabalho na hora de processar tudo?
Eu ja estou pensando em usar um HD so para fazer minhas conversões, e ele sempre estará desfragmentado, o motivo disso, é que tenho na maquina 3 HDs o principal é de 80 GB os outros dois de 40, então para desfragmentar o principal leva um tempo enorme os outros dois ja estão lotados de filmes, mp3, games que compartilho com a rede. Pode ser que meu problema seja então a velocidade de gravação (Vou diminuir para a minima na proxima conversão) e o fato do meu HD estar bastante fragmentado, pois no mais, acho que memoria da pra quebrar o galho pois tenho 512 MB DDR 266 e um processador athlon 2000+.
Bom..me desculpem pela forma confusa com que abordei o assunto e agradeço a todos que postaram seus comentarios, vou fazer mais uns testes aqui, infelizmente não tenho DVD de mesa para testar, pois as conversões que eu faço, eu mando para minha filha que mora em outro estado.

Um abraço a todos

Marcos Narciso

NarcisoRN 10-04-2004 06:01 AM

Pessoal,

Acabei esquecendo de perguntar, seria interessante eu dar uma pesquisada no modelo do DVD de mesa da mihha filha para ver se a resolução que estou convertendo meus Ksvcd´s é compativel com ele? Geralmente eu faço em 352X480 ou 352x240 o DVD eu sei que é um Pionner, so não me lembro do modelo. Ou todos eles trabalham com as mesmas resoluções? Sei la, de repente pode ser que para esses equipamentos, a melhor resolução fosse 480x480.

Marcos Narciso

jorel 10-04-2004 06:55 AM

~eta Narciso.disparou... :D
vamos devagar.

perder 5 a cada 20 tá muito ruim Narciso na verdade não é pra perder nem uma!
estes problemas que você realtou comparando o resultado do script no tmpeg e o resultado com o DIKO podem estar relacionados ao bitrate minimo ajustado no DIKO e ele chama o encoder pra fazer o tabalho de acordo com as instruções que recebe. então se o bitrate estiver muito baixo, o encoder pode criar um video que fica incompatível com o bitrate minimo que o plyer aceita.
quer dizer,a culpa não é de ninguém:
nem od DIKO pois ele obedeceu ao valor estipulado nos ajustes.
ao encoder pois ele foi orientado a codificar de acordo com os ajustes no DIK e
nem o player pois dificilmente um dvd original tem o bitrate baixo e nós é que abixamos o bitrate minimo pra conseguir mais compressão e alguns players não aceitam!
ninguém é culpado ou errado,nem você pois não dava pra saber isto sobre o player antes de gravar o dvd.
o dvd de mesa de sua filha é um pionner. eu tenho visto em muitos sites que ele não gosta muito de bitrates minimos muito baixos,então parece inicialmente que conseguimos decifrar o problema.
o ideal é rever como o ajuste do bitrate minimo está ajustado no DIKO.
por exemplo se ele estiver 600(só pra ilustrar) encoda um pedaço do filme com 700 e passa no plyer..se ainda tiver problemas encoda outra vez com 800 até achar o valor minimo que o player aceita.
aí os problemas acabam!
seria melhor fazer uma consulta de compatibilidade do pionner pra ver quais resoluções ele aceita.alguns player não rodam ou dão pequenas travadas ou pulam a imagem por não serem compatíveis com algumas resoluções.
antes de qualquer mudança e teste,poste o modelo do pionner ,deve ter uma identificação atraz com letras e números.posta aqui que vamos tentar encontrar dados de compatibilidade !

então,por enquanto não faça nada pois todas estas possibilidades de problemas são só teoria por enquanto e sem saber detalhes de compatibilidade primeiro.
a perda de medias nós vamos tratar depois que resolvermos esta parte!
:)

HC_Pensador 10-04-2004 07:26 AM

Voou dar uma olhada no seu thread sim jorel. Quanto ao Narciso, axo q ele deveria comprar um cd-rw, e arrumar alguma amiga q tenha dvd de mesa, pois eu tmb naum tenho dvd, e toda vez q q faço um kvcd ou ksvcd eu levo na casa dela pra testar.

danpos 10-04-2004 08:18 AM

Quote:

Originally Posted by NarcisoRN
Vou citar um caso recente. Um amigo comprou um DVD LG, nessa ocasião eu tinha convertido um filme sem usar o DIKO, ou seja atraves de um script + tmpgenc, O filme rodou sem problema algum, o cara ficou até surpreso com relação a qualidade...etc. Daí resolvi fazer mais umas 3 conversões para ele, e dessa vez usei o DIKO e nenhum filme rodou...fiquei meio sem saber o motivo disso ter acontecido, mas aconteceu ... Marcos Narciso

Olá, Narciso ! Vamos por parte: existia um sticky que falava sobre a compatibilidade de players com o formato KVCD e resoluções. Uma primeira coisa é que "KVCD" é "Dinâmica de Compressão de vídeo K" e representa mudança nos padrões da estrutura GOP (grupo de figuras) e matriz de quantização (isto está na página do KVCD.net). Assim sendo, vc pode ter "KVCD MPEG-1" (que os players reconhecerão como VCD 2.0) ou "KVCD MPEG-2" (SVCD) ... Por estou falando isso ? Porque geralmente os players aceitarão sem problemas reproduzir VCD (daí os KVCD´s MPEG-1 gerados com script+TMPGEnc terem rodado sem problema), agora têm players que não reproduzem SVCD (daí vc não conseguir reproduzir os KVCD´s MPEG-2 gerados pelo DIKO no DVD Player do teu amigo).

Falei isso pois tenho um DVD Player LG DV5921N que originalmente não tinha suporte para SVCD (em verdade o mesmo suporta o formato sim, mas tem que fazer um hack em sua BIOS - essa informação tem no videohelp, sendo que eu postei isso de forma detalhada aqui no fórum a algum tempo atrás); se não tivesse feito isso, eu teria que estar fazendo KVCD MPEG-1 ou usando o "header trick".

Não sei se é o caso do teu amigo, tem que saber o modelo em questão ...

De qualquer forma, pelo teu último post, a questão não é só a velocidade da gravação, mas também o fato de vc (aparentemente) desconhecer quais player tocam SVCD (e em quais resoluções) ...

[]´s

NarcisoRN 10-04-2004 09:04 AM

pessoal,

Valeu novamente!

Eu esqueci de dizer, tenho DVD no micro, ele serve para testar os ksvcd´s ou tem de ser mesmo o DVD de mesa? Ja enviei um e-mail para minha filha solicitando o modelo do DVD dela, depois eu comunico a voces mas de antemão, ja vou logo dar uma pesquisada aqui no forum e ver se encontro uma lista de compatibilidade que foi divulgada aqui.
Outra coisa Jorel... com relação a questão do bitrate minimo, onde eu configuro isso no DIKO? Eu to "voando" agora, pois eu me lembro que tem um valor de 700 e poucos MB mas está relacionado a capacidade do CD. Bom, eu vejo isso em casa, pois no momento estou na minha empresa e aqui eu não tenho o DIKO instalado no micro, eu me lembro que no Tmpgenc, vc coloca o bitrate minimo e o maximo, mas no DIKO...não to lembrado não.

Mais uma vez, obrigado a todos

Marcos Narciso
marcos@digi.com.br
Natal/RN

vmesquita 10-04-2004 10:23 AM

Quote:

Originally Posted by NarcisoRN
com relação a questão do bitrate minimo, onde eu configuro isso no DIKO?

Vc deve editar os templates que se encontram na subpasta templates do DIKO. :wink:

NarcisoRN 10-04-2004 12:32 PM

Ah tá....

Valeu Vmesquita, hoje quando chegar em casa, farei uns testes, so mais uma pergunta, no manual do DVD tem como descobrir o bitrate minimo que ele suporta ou so vai fazendo testes?

Obrigado
Marcos Narciso

vmesquita 10-04-2004 05:02 PM

NarcisoRN,

Infelizmente só fazendo testes. :(


All times are GMT -5. The time now is 02:12 AM  —  vBulletin © Jelsoft Enterprises Ltd

Site design, images and content © 2002-2024 The Digital FAQ, www.digitalFAQ.com
Forum Software by vBulletin · Copyright © 2024 Jelsoft Enterprises Ltd.