Quantcast Essa É para OS Iniciantes ( Como Eu ) !! - digitalFAQ.com Forums [Archives]
Go Back    digitalFAQ.com Forums [Archives] > Video Production Forums > Video Encoding and Conversion > Conversão e Codificação de Vídeo (Português)

Reply
 
LinkBack Thread Tools
  #1  
03-05-2004, 08:26 AM
Sergionline Sergionline is offline
Free Member
 
Join Date: Mar 2004
Posts: 14
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Send a message via MSN to Sergionline
Você tem mais de metade do seu dia pra fazer um unico filme ? você quer instalar uns 6 ou 7 programas diferentes em seu computador pra tentar fazer um unico filme ? Voce entende de programação ? Você entende sobre bitrate , frameserver , codecs etc.. ??

Se suas respostas forem não , continue lendo o tópico ...

Ta cansado de ver tutoriais pra se fazer KVCD enormes e tão complicados que somente nas primeiras páginas de leitura você ja se desanima em fazer o KVCD ? Ta cansado de mexer em programas que você nem sabe pra que que serve ? ta cansado de fazer passo a passo o que o tutorial ta mandando mas na hora do vamos ver da pau !!!???
Quer um tutorial simples com linguagem simples usado e comprovadado como ÓTIMO por alguém que também não manja de programação nem fica com frescura e a única coisa que quer é colocar um filme todo em 1 único CD ??

Se suas respostas forem sim entao veja esse Tutorial de KVCD : http://sombrasil.ig.com.br/centralmp3/tutorial_kvcd.htm

Aqui te fala uma pessoa como você , não manjo e nem quero manjar de bitrate, frameserver , script , etc... a única coisa que eu quero é pegar um filme e colocar em 1 Cd de 700MG com qualidade DVDRip , se é só isso que você quer, não tenha medo SIGA à RISCA esse tutorial do sombrasil que não se arrependerá ! Ja fiz mais de 20 filmes e deu certo com qualidade MUITO próxima ao Divx ! sabendo mexer no TMPGEnc você consegue fazer isso na boa ! A únicas coisas diferentes que faço é usar o template de KSVCD e não o de KVCD , e não separo o audio como Wav , coloco tudo junto depois assisto e ouço na boa numa TV de 29" com qualidade DVDRip mesmo sabendo que ja me disseram que ao não separar o audio em wav fica ruim ( pra mim NUNCA ficou )

E o melhor de tudo simplesmente com 2 programas e um deles nem precisa ser instalado na máquina !!!!!

Dependendo do seu computador você gasta de 3 à 5 horas pra fazer o processo todo de forma que até quem ta começando hoje consegue !
Ta aqui : http://sombrasil.ig.com.br/centralmp3/tutorial_kvcd.htm
O tutorial não é meu , só coloco aqui porque estava cheio de tanta frescurada pra fazer KVCD até que achei esse tutorial simples e sem perca de tempo !

Caso você não saiba colocar a legenda no filme em divx eu tenho um esquema bom no qual você usa somente o VirtuaDub de forma simples e prática ! o esquema é esse :

Primeiro você vai precisar de um programa pra colocar as legendas chamado de Virtua Dub que vc encontra pra baixar aqui neste link : http://prdownloads.sourceforge.net/v...0.zip?download

Você vai precisar do plugin de Legenda pra esse programa conseguir inserir legenda nos filmes , o plugin vc consegue aqui : http://www.alumnos.utfsm.cl/~german_...tlerPlugin.zip
depois de baixar o plugin descompacte ele e jogue na pasta de Plugins onde estara o Virtuadub.

Feito isso é hora de colocar a legenda no filme então abra o filme no VirtuaDub , as vezes da um erro de audio ( VBR ) de "OK" após abrir o filme vá no menu VIDEO\COMPRESSION e escolha DIVX mpg-4 Fast Motion ( se nao aparecer o DIVX mpg4 é que vc precisa instalar o plugin de divx que é encontrado aqui : http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i5903.html , Às vezes mesmo instalando esse plugin não adianta então caso não de certo tente instalar o codec Xvid que pode ser encontrado aqui : http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i19810.html e no lugar de Divx mpg4 escolha XVID Mpg4 Codec ) de "OK" , vá agora no menu AUDIO\FULL PROCESSING MODE depois de novo em AUDIO\COMPRESSION escolha MP3 128Kbtis de "OK" agora é hora de colocar a legenda então va de novo no menu VIDEO\FILTERS coloquem em ADD.. escolha SUBTITLER na lista e de "OK" ( Caso nao apareça subtitler na lista de um LOAD e escolha o plugin de legenda que eu disse antes pra baixar )

Agora escolha a Legenda e de "OK" ( O virtuadub só aceita legenda no formato *.ssa caso vc tenha uma legenda no formato *.srt você vai precisar do programa srt2ssa ou se a legenda estiver em *.sub ce vai precisar do programa sub2ssa os dois programas eu tenho e posso mandar por email são programas de alguns Kbts que nem precisa instalar e voce pode escolher a fonte o tamanho e a cor da legenda - sergionline2@hotmail.com ) depois de selecionar a legenda vc pode dar um play no video pra ver se a legenda esta boa , vai aparecer 2 janelas de video a da esquerda mostra o video normal a da direita mostra o video com a legenda ! se ta tudo legal entao va no menu FILE\SAVE AS AVI ... e pronto !

É isso , experimente se não gostar então faça do modo BEM mais complicado mas é como eu disse ja fiz mais de 20 filmes qualidade DVDRip numa TV de 29" !
__________________
Sergionline >>>>>>
Reply With Quote
Someday, 12:01 PM
admin's Avatar
Site Staff / Ad Manager
 
Join Date: Dec 2002
Posts: 42
Thanks: ∞
Thanked 42 Times in 42 Posts
  #2  
03-05-2004, 11:37 AM
jlgarcia jlgarcia is offline
Free Member
 
Join Date: Dec 2003
Posts: 34
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Legal a sua iniciativa. Alguns tutoriais são realmente difíceis mesmo pra quem já é craque em Divx. Mas vou dar mais uma dica. Para usar legendas SRT no Virtualdub, basta fazer download do Vobsub e na sua instalação, escolher o plugin Textsub for Virtualdub and Avisynth. Dentro do Virtualdub, basta adicionar o filtro textsub e escolher a legenda em srt. Você poderá ainda escolher fonte, cor, posição e quebra automática de linha. O arquivo pode ser o VobSub v2.23, encontrado no http://www.dvd.box.sk/. desta maneira, evita-se a necessidade de conversão da legenda SRT, muito comum na internet. Um abraço.
Reply With Quote
  #3  
03-06-2004, 01:25 AM
Alex_Matrix Alex_Matrix is offline
Free Member
 
Join Date: Jan 2004
Posts: 365
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Pessoal,

Achei interessante a sugestão do sergionline. Porém, como desconheço o que cada um dos parâmetros indicadas por esse tutorial http://sombrasil.ig.com.br/centralmp3/tutorial_kvcd.htm significa, fica dificil de saber até onde realmente esse método vale a pena e o que poderíamos aproveitar dele.

Bem, pelo que entendi, esse método não calcula o CQ, mas sim ele converte baseado na compressão padrão que cada template está configurado (conforme tem dizendo na página de templates (EX: CQ 352x240 => 120 per CD). Assim, não teremos a opção de aumentar o CQ ao máximo posivel para que possamos aproveitar o máximo espaço no CD e consequentemente obtermos a maior qualidade possivel? Estou correto ou esse método faz algum tipo de predicação automática?


O que gostaria de pedir é que quem souber melhor sobre a função e o porque da escolha desses parâmetros desse tutorial dê aqui a sua parcela de contribuição para que todos saibamos as vantágens e desvatágens em usarmos esse método ou a nossa forma manual de cálculo do CQ ideal.

Por exemplo:

!-Na opção Asp. ratio: Porque escolher 1:1 (VGA)?

2-Porque escolher o field order: bottom fiel first (field B)?

3-A opção: Max number of framas in GOP deve ser alterado porque? Tem haver com alguma forma calculo de amostra?

Caso alguém conheça algum guia/manual ensiando a usar as opções avançadas do TMPgenc favor informar
Agradeço o retorno!
Reply With Quote
  #4  
03-06-2004, 06:15 AM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Alex_Matrix,

Este tutorial é para quem não liga muito pra qualidade e quer converter de qualquer jeito para ver uma vez e jogar fora, sem ter que aprender muita coisa. Existem vários problemas de qualidade nele. De acordo com sua ultima thread, vc já passou disso. Leia esta thread: http://www.kvcd.net/forum/viewtopic.php?t=9303
Quote:
1
-Na opção Asp. ratio: Porque escolher 1:1 (VGA)?
Errado, deveria ser 4:3 (o aspecto da sua TV)
Quote:
2-Porque escolher o field order: bottom fiel first (field B)?
Essa opção só influencia em encodes entrelaçados.
Quote:
3-A opção: Max number of framas in GOP deve ser alterado porque? Tem haver com alguma forma calculo de amostra?
Use 24 para 23.976 fps ou 29 para 29.97 fps (shows, documentarios, etc). Isso o pessoal aqui do KVCD fez vários testes para determinar.
Reply With Quote
  #5  
03-06-2004, 09:37 AM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts


gente,se eu fosse um de vocês,que são muito bem intensionados,
ficaria "quietinho....numa boa",...

pra ver se as soluções para os problemas que este guia apresentará,
virão daqui mesmo do forum ou de outro lugar...

estou de "camarote" observando e pensando:
"será que todos aqueles testes, troca de informações, scripts, etc ...são em vão? "
mais uns poucos dias e saberemos!

certo
Reply With Quote
  #6  
03-06-2004, 02:32 PM
jlgarcia jlgarcia is offline
Free Member
 
Join Date: Dec 2003
Posts: 34
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Galera, é o seguinte, há pessoas que sempre querem aprender mais e mais daquilo que gostam, e há outras que querem mais é usufruir dos resultados, sem se importarem muito com a parte técnica. Se de uma maneira mais simples alguém consegue um resultado satisfatório, pra que questionar? Eu trabalho quase que exclusivamente com divx, gosto de gastar meu tempo trabalhando bem os meus filmes, com duas trilhas de áudio, alta qualidade, legendas. Quando conheci o KVCD, mesmo sabendo que iria usar pouco, fiquei maravilhado e me interessei pelo processo, mas só a partir de divx, que continua sendo a minha praia. Acho que não existe isso de troca de informações em vão. Cada um pega o que acha que deve usar e pronto. Meu conhecimento de divx é grande, e estou pronto a ajudar quem precisar, mas em KVCD é pouco, já pedi socorro várias vezes ao VMesquita, que me ajudou prontamente. Se alguém usa um processo simples que serve aos seus objetivos, ótimo. Se podemos auxiliá-lo com alguma dica para facilitar mais, melhor ainda. Este é intuito do forum, ajudar a todos, quaisquer que sejam seus objetivos. Um abraço a todos.
Reply With Quote
  #7  
03-06-2004, 04:20 PM
Alex_Matrix Alex_Matrix is offline
Free Member
 
Join Date: Jan 2004
Posts: 365
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Obrigado uma vez mais pelas dicas, Vmesquita.

Já achava que esse método não poderia ser tão bom em termos de qualidade final quanto o que usamos através dos scripts otimizados. Pois obviamente seria improvável todo esse trabalho de otimização dos scripts e trocas de informações ser tão simplismente superado. Se fosse tão simples assim, realmente iria parecer que toda essa otimização teria sido em vão. (assim como acho que o Jorel tb quis dizer o mesmo)

Contudo, a minha principal intenção foi de aproveitar para aprender um pouco mais sobre os detalhes citados e ter a certeza sobre até onde daria pra "jogar" com seus "prós e contras".

Por exemplo: Pude aprender a usar melhor o "source range" do tmpgenc

Concordo que cada um tem o direito de usar o método que quiser e como quiser. Todavia, também não é menos verdade que cada um tem o direito de buscar aprender sobre cada um deles e questionar comparativamente as vantágens e desvantágens de ambos.

Saudações,
Reply With Quote
  #8  
03-06-2004, 06:29 PM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Alex_Matrix escreveu:
" (assim como acho que o Jorel tb quis dizer o mesmo) "

bom,é isso e mais um pouco,vou tentar esclarecer:

não acho justo ser postado um link fora do forum onde se propõe
uma solução "fácil usado e comprovadado como ÓTIMO"
para codificar kvcds sendo que este tutorial
é incompleto e com erros....ainda mais dizendo que
nossos tutoriais são complicados,geram perca de tempo,
no final "dão pau", e outros descreditos!

concordo que cada um escolhe o método que quiser...
mas quando,este tutorial que se diz
"simples e comprovadado como ÓTIMO" apresentar dúvidas e/ou problemas,
vamos ver QUEM irá resolver estes problemas
aí sim saberão que nossa "perca de tempo e complicação"
são necessários para um bom resultado.

o vmesquita já postou algumas soluções para alguns erros
no tutorial que o Sergionline postou.
se não forem feitas estas correções e mais outras que virão
terão que recomeçar desde o principio... se procuram bom resultado
isto é perca de tempo e complicação

somente quem já "quebrou a cabeça" e passou pelo "difícil"
saberá resolver os problemas do "fácil"!

o forum está aberto para ajudar e receptivo para novas ideias
desde que elas não entrem em confronto com os resultados pois
diferenças de opiniões são previsíveis e permissíveis mas
resultados ruins, não
aqui pode até vender lote na lua mas, conversão com som e imagem ruins,nunca!


abraço a todos!
Reply With Quote
  #9  
03-06-2004, 10:56 PM
Alex_Matrix Alex_Matrix is offline
Free Member
 
Join Date: Jan 2004
Posts: 365
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Pegando uma carona no seu post, Jorel...

... e por falar em carona...
...que tal numa ferrari?

Tem um post de Gilco bem interessante aqui no forum http://www.kvcd.net/forum/viewtopic.php?t=9457 que parece até que foi feito pra responder a esse nosso tópico aqui.

Vou tomar a liberdade de inserí-lo abaixo (em negrito) fazendo destas minhas palavras também!!!

"Cada pessoa faz a escolha que acha melhor ou que pode. Um fusca e uma Ferrari fazem um mesmo percurso, mas as emoções, com certeza são bem diferentes.
Não pode haver comparações com alguém que quer um filme pronto, feito de forma "automática" , e outro que exige meses de estudo. O problema é esse mesmo: estudo.
A maioria não tem paciência para estudar ( nãoconfundir com ler rapidamente) um manual. Um manual também nem sempre resolve nosso problema particular, o que exige novas consultas na internet.
E depois disso tudo, gravar partes, ir ao DVD, sentar e observar. E recomeçar tudo novamente.
Isso chama-se aprofundamento, conhecer mais, coisa que muitos fogem, pois tem que esquentar a cabeça mesmo.
Só quem já "ralou"muito sabe a satisfação de ter um KVCD feito com esmero, dedicação e horas e horas de estudo. E nunca se dar por satisfeito, procurando novos programas, novos caminhos.
É grande a diferença entre pegar a receita pronta e saber preparar novos pratos . Cada um faz como deseja, mas o respeito aos que se dedicam e não se negam em repassar esses conhecimentos aos outros é que faz a diferença. O Forum é para esses!!!"


Para os estão iniciando:
Posso dizer como INICIANTE que também sou, que as dificulddes do método manual com scripts otimizados assutam apenas na primeira ou segunda vez que a gente vai tentar fazer. Depois a gente nem necessita mais usar o guia e dá pra fazer tudo de cabeça. E em caso de qualquer dúvida, podem postar aqui no forum que o pessoal está sempre disposto a ajudar, e falo por esperiência própria.

Repito em dizer que cada um tem o direito de fazer como quiser. E respeito a opinião dos que preferem "facilidade" do que "qualidade". Mas pessoalmente penso que vale bem mais ter um pouco de trabalho a mais agora do que ficar com um video "maizomeno bom" permanentemente.

Quanto a "diferença na emoção do percurso": A gente sente na hora de assitir. Porque além de poder comtemplar seu KVCD com excêlencia em qualidade, você vai ter a emoção de ver um video feito com cada detalhe escolhido por vc, feito passo a passo por vc e do seu jeito! :P :P

Certamente isso REFLETE a emoção de, em vez de percorrer o caminho com um fusca, percorrer com uma ferrari...

Boa viagem
Reply With Quote
  #10  
03-07-2004, 05:24 AM
vmesquita vmesquita is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: May 2003
Posts: 3,726
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Jorel,

Concordo completamente com vc. O problema que vejo é afirmações como "dá a mesma qualidade", "fazer de outro jeito é perda de tempo" e etc. Pq não são verdadeiras e e o autor delas não experimentou o outro jeito para tirar conclusões. Um novato lê isso, faz dessa forma, tem um resultado ruim (ao menos para os meus padrões), e depois sai por aí falando que esse tal de KVCD não é nada do que dizem, pq seguiu um tutorial "fácil" e ficou com qualidade ruim. Acho que se alguém quer economizar estudo através de um tutorial fácil é válido, mas que o faça ciente que está longe da qualidade máxima possível.
Reply With Quote
  #11  
03-07-2004, 06:33 AM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Alex_Matrix,

eu fui o primeiro a ler o post do gilco....muito antes do vmesquita postar lá,
só não postei logo após pelos seguintes motivos:
primeiro:
estava(e estou ainda) baixando um arquivo com mais de 1,9Gb
e o micro está lerdo pra abrir páginas (agora um pouco mais rápido)......

segundo:
estou pensando seriamente em transformar o post do gilco em

STICKY com LOUVOR

o gilco neste momento só tem 8 posts e já pegou todo o "espirito"
da qualidade e do companheirismo do forum....
certamente tem uma enorme visão panoramica e ser um cara nota 10 !



pra quem ainda não leu o post do gilco:
http://www.kvcd.net/forum/viewtopic.php?t=9457
Reply With Quote
Reply




Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
DIKO é pra iniciantes? Buga Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 2 07-15-2004 08:44 AM
Como para de um FPS pra outro? FlavioMetal Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 6 04-30-2004 04:35 PM
MOV para KVCD - Como? FlavioMetal Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 11 04-26-2004 06:24 AM
Legendas - Essa é para o VMesquita NarcisoRN Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 1 04-10-2004 01:17 PM
Como converter o audio de 29.970 para 23.976 Raivos Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 0 01-13-2004 09:39 PM




 
All times are GMT -5. The time now is 06:03 PM  —  vBulletin © Jelsoft Enterprises Ltd