Quantcast Dúvida com MPEG! - digitalFAQ.com Forums [Archives]
  #1  
10-26-2004, 09:57 PM
pizzicato pizzicato is offline
Free Member
 
Join Date: Oct 2004
Posts: 57
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Pessoal tenho aqui um MPEG de um VCD que gravei há muito tempo, muito ruim, com 352x240, 29,970 FPS, com bitrate de 1150 Kbps (141 Kb/s) e com áudio de 44 Khz e 192 Kbps e duração de 1:26:41.
O problema é que quero grava-lo em KSVCD e dar um pouco mais de qualidade pois o VCD original está cheio de blocos gigantes quando existe muito movimento, realmente apavorante.
A pergunta é que considerando a origem do jeito que está, cheia de blocos tem como eu melhorar a qualidade da imagem para compor um KSVCD mais aceitável? Algum tipo de edição ou filtragem que possa ajustar essa baixa qualidade? Estou postando porque não li nada a respeito disso aqui e já estou ficando danado com a empresa que gravou pois na época paguei para fazerem o VCD de uma fita VHS pessoal (pois não tenho placa de captura de vídeo) e não disponho mais da origem...

Obrigado,
Reply With Quote
Someday, 12:01 PM
admin's Avatar
Site Staff / Ad Manager
 
Join Date: Dec 2002
Posts: 42
Thanks: ∞
Thanked 42 Times in 42 Posts
  #2  
10-26-2004, 10:06 PM
danpos danpos is offline
Free Member
 
Join Date: May 2004
Location: Rio de Janeiro - Brasil
Posts: 538
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Olá, buddy ! Aqui realmente vc não vai encontrar isso, deverá procurar por fóruns mais avançados ("Optimal Scripts"). Procure por "ADS", "HybridFupp", tem também uma thread do Incredible em que ele faz experiências com filtros denoisers.
Agora como extrair o MPEG-1 do VCD isso tem explicado aqui no nosso fórum (eu mesmo já postei sobre isso, usando o VCDGear e os cuidados para não ter problemas na extração).

Boa sorte no estudo,
Reply With Quote
  #3  
10-27-2004, 03:51 AM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Quote:
Originally Posted by pizzic@to!
A pergunta é que considerando a origem do jeito que está, cheia de blocos tem como eu melhorar a qualidade da imagem para compor um KSVCD mais aceitável?
o máximo que poderá conseguir no resultado é que fique igual à origem e dificilmente ficará igual após mais uma conversão . se você ainda tivesse afita e mesmo que a qualidade desta fita não fosse perfeita,ainda teria melhor resultado do que usando um vcd que já foi encodado.
eu sinceramente não recomendo converter nada que já tenha sido encodado anteriormente,principalmente no seu caso que tem blocos em cenas com movimento.....vai ficar pior do que o próprio vcds que mandou fazer!

até merece uma explicação melhor e agradeço você ter postado este tipo de problema pois poderei esclarecer porque não recomendo conversãoes de arquivos previamente convertidos:
quando eu posto que não gosto de divx, não é porque tem o título de divx.
é porque noemalmente quem fez divx,não se preocupa em manter os standards, AR e um monte de características que possam mantea qualidade. lembre-se que pára assistir um divx no pc,você usa um computador(parece lógico ,mas veja detalhes) e um player que ajusta o AR,filtros e codecs que este player usa para corrigir problemas,e todos os recirsos que pode ter para obter uma imagem boa e se quem fez o divx é caprichoso,até tem uma boa imagem.
o problema começa,quando se quer usar este divx como fonte para fazer kvcds....aí os problemas começam pois será mais uma conversão em cima de algo que já foi encodado e fgaço um enorme esforço para acreditar de tenha sido feito com capricho mas não creio quando vejo postarem as resoluções mais doidas sem nenhuma tecnica....
por mais que você se esforce e uso todo o seu conhecimento mais os programas,filtros,suporte e testes você não conseguirá nunca um resultado melhor do que a do proprio divx que quer reencodar pois agora ele é a origem.

então pizzic@to! é isto exatamente que você tem na mão:
uma codificação ruim que nunca ficará melhor do que a origem que foi encodada sem cuidados.....quem fez estava simplesmente querendo te entregar os resultado gravado em cd parecendo que colocou "muita coisa" em uma simples media, mas não fazia a mínima ideia de como encodar para obter o mínimo de qualidade aceitável.
te entregou um vcd que é pior do que a fita VHS e o que você tem agora, não serve para ser usado como origem para outra conversão.
....mal dá pra assitir no pc ou no dvd player....
Reply With Quote
  #4  
10-27-2004, 06:39 AM
pizzicato pizzicato is offline
Free Member
 
Join Date: Oct 2004
Posts: 57
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Quote:
Originally Posted by jorel
te entregou um vcd que é pior do que a fita VHS e o que você tem agora, não serve para ser usado como origem para outra conversão.
....mal dá pra assitir no pc ou no dvd player....
realmente, a gravação tá podre...
Reply With Quote
  #5  
10-27-2004, 10:12 AM
BJ BJ is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Mar 2004
Posts: 683
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Vc poderia utilizar esse script do Kwag.
Ele é para captura e VHS.
Code:
unfilter(50,50) 
GripCrop( X, Y ) 
GripSize(resizer="BicubicResize") 
STMedianFilter(8, 32, 0, 0, 8, 32) 
FaeryDust() # or PixieDust() 
mergechroma(blur(1.50)) 
mergeluma(blur(0.2)) 
# Convolution3d or DCTFilter for extreme worse cases. 
GripBorders()
Vai gerar, possivelmente, muito blur.
Faça um teste e veja na TV.

Abraços!
Reply With Quote
  #6  
10-27-2004, 10:49 AM
muaddib muaddib is offline
Free Member
 
Join Date: Jun 2002
Location: São Paulo - Brasil
Posts: 879
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Vc pode tb tentar o script do Dialhot V4 ou V5. Eles foram feitos pensando em fontes já compactadas como DivX ou no caso a sua.
Reply With Quote
  #7  
10-27-2004, 10:56 AM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
numa boa pizzic@to!..
testa mesmo que eu mesmo quero saber o resultado pra ver se mudo de opinião!

mas, ANTES de fazer, posta ou envia pra fazer download de um pedaço do que quer encodar pra gente comparar com o resultado.
mas tem que mandar o mais rápido possível ANTES de usar o script..exatamente o que tem no vcd que foi feito a partir da fita VHS.....aí eu vou crer nos resultados positivos SE eles existirem!
Reply With Quote
  #8  
10-27-2004, 11:18 AM
pizzicato pizzicato is offline
Free Member
 
Join Date: Oct 2004
Posts: 57
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
esses scripts servem para o DIKO? Ou somente para o TMPGenc?
Reply With Quote
  #9  
10-27-2004, 11:22 AM
muaddib muaddib is offline
Free Member
 
Join Date: Jun 2002
Location: São Paulo - Brasil
Posts: 879
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Só umas dicas de filtros:
-> Para tratar os blocos de cores que ficam dançando principalmente em tons escuros e lisos, tente usar o BlockBuster (ou tb o DeBlock)
-> Para tratar os os bolcos DCT que são causados por bitrates abaixo do nessessário em uma compactação, tente o DCTFilter.
-> Se sua fonte tiver muito ruído... o Dust é ótimo pra tentar limpá-los de fontes mal compactadas. Pode tentar o Undot().Deen() ou mesmo RemoveGrain().Deen() tb, mas se o ruído na verdade um RUGIDO (feio mesmo), eu ainda acho que o dust é oq da mais resultado.
Reply With Quote
  #10  
10-27-2004, 11:31 AM
muaddib muaddib is offline
Free Member
 
Join Date: Jun 2002
Location: São Paulo - Brasil
Posts: 879
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Quote:
Originally Posted by pizzic@to!
esses scripts servem para o DIKO? Ou somente para o TMPGenc?
Os scripts servem para o TMPGenc, CCE, FreeEnc, etc...
O DIKO não é um "encoder", mas sim um frontend que vai te ajudar com vários cálculos e facilitar o uso dos mesmos... utilizando-se tb de scripts AviSynth. Portando vc pode criar seus scripts para que o DIKO utilize e passe para o encoder.
Reply With Quote
Reply




Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
TMPGEnc: what is the difference between MPEG-1 System and MPEG-1 VideoCD Major Video Encoding and Conversion 3 10-22-2004 02:55 PM
Codificando para MPEG-1 e MPEG-2 uma fonte interlaçada? Soulman Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 1 11-27-2003 06:34 AM
Mpeg Padding adds more than 100Mb to mpeg-2 file? Granny Authoring VCD, DVD, Blu-ray 13 11-26-2003 10:22 AM
difference with MPEG-1 and MPEG-2 on animated cartoons? ak47 Video Encoding and Conversion 1 10-02-2003 03:01 AM
KVCD: jpeg at the end of a mpeg-1 or mpeg-2 to change discs? 2COOL Video Encoding and Conversion 3 10-17-2002 09:08 AM

Thread Tools



 
All times are GMT -5. The time now is 12:14 PM  —  vBulletin © Jelsoft Enterprises Ltd