Quantcast Problemas de Sincronismo É Mais Comum em Capturas de VHS ??? - digitalFAQ.com Forums [Archives]
  #1  
10-30-2004, 07:52 PM
DrillerKiller DrillerKiller is offline
Free Member
 
Join Date: Jun 2004
Posts: 6
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Pessoal, tenho capturado da TV (usando o video-cassete como tuner) e tá capturando legal, sem dropped frames, mesmo em canais com sintonia ruim.
Tô capturando pelo VirtualVCR e também pelo iuVCR em 320x240 e 640x480
A placa de captura que uso é a Studio DC 10 da Pinnacle.

Porém, disparam dropped frames quando capturo fitas VHS, resultando num video totalmente sem sincronia com o áudio....
Não entendo, porque parece que de tempos em tempos minha máquina "se esquece" como fazer certas coisas...porque antes capturava normamente, com pouquíssima perda de frames....

A fita não é muito velha, está conservada e não tem amassados.
Se tiver que ficar consertando esse problema de sincronia no VirtualDub toda hora, eu tô perdido....


Uso um transcoder com saída RCA e S-Video (uso mais a S-Video)
Já revirei o fórum pra saber dicas sobre captura, porém cada um com sua realidade....
.....bem, notei que se durante a captura de VHS eu mexer no ajuste do tracking do video-cassete, aumentam os dropped frames....

(hum,...será que sem querer eu mesmo já respondi minha dúvida???)

Pessoal, conto com a ajuda de todos novamente!

Um abraço!
Reply With Quote
Someday, 12:01 PM
admin's Avatar
Site Staff / Ad Manager
 
Join Date: Dec 2002
Posts: 42
Thanks: ∞
Thanked 42 Times in 42 Posts
  #2  
10-30-2004, 08:34 PM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
êpa!
Quote:
Originally Posted by DrillerKiller
porém cada um com sua realidade....
DrillerKiller, eu andei postando umas "coisas" sobre capturas...o que você achou dentro do que eu postei que era ou é " minha realidade" ?
podia me mostrar e explicar o que não concorda ou o que pode estar errado. estou aberto a melhorar meus conhecimentos, corrigir meus erros e informar o forum ao melhor possível sobre capturas e tudo mais que eu puder!

onde está o que eu postei e te deixou por acaso incerto ou inseguro
e parece ser "minha realidade" e não a realidade no caso?
Reply With Quote
  #3  
10-31-2004, 04:09 AM
DrillerKiller DrillerKiller is offline
Free Member
 
Join Date: Jun 2004
Posts: 6
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Calma , amigo Jorel, nada que vc tenha postado me foi incerto nem inseguro...

Já li seus posts sobre captura sim e me foram muito úteis, com certeza, e de forma alguma deixei de concordar e aprender com você !

Esse lance do "cada um com sua sua realidade" foi só um pensar alto...uma ironia que usei pensando na minha atual situação, que é bastante confusa e irônica, olha só:

Ás vezes, sem motivo aparente, parece que minha máquina "emburrece", como se nunca tivesse capturado de VHS antes... A quantidade de dropped frames tá inaceitável, e eu não sei porque!

Eu não alterei drivers nem configurações e uso os mesmos programas e ajustes de sempre....
Não tô entendendo nada...

(...bem, tem quele lance do tracking que eu ainda tenho que testar....)

Essa é a minha realidade: preciso urgentemente benzer essa máquina, pq ela tá "dominada"!!!...hehehe

Bom, é "só isso", explicado?

Jorel, você pode me dar umas dicas então?

Valeu !
Reply With Quote
  #4  
10-31-2004, 07:11 AM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
o melhor que você postou foi
Quote:
parece que minha máquina "emburrece"

pra falar a verdade, ô bichim burrim é computador.....se a gente manda fazer errado.......ele faz!
mas não fique preocupado....nós somos os computadores mais burrinhos que existem e posso ter postado errado e isto é que eu estava pedindo pra você me mostrar.

ok..primeiro vamos falar do tracking: já que seu video-k7 tem ajuste manual,você vai ajustar para a imagem mais limpa possível..... claro que parece uma bobagem o que escrevi mas é pra isto mesmo que o controle de tracking serve(sem aprofundar nos detaçhes)!
detalhe importante em qualquer situação que você for gravar seja de video,canal,satélite....qualquer origem capturando: você vai gravar exatamente no máximo o que está vendo na tela..... outra frase estranha mas é verdade......se então você ajustar o tracking para que a imagem fique o mais limpa possível visualmente,será aquela a melhor condição de qualidade que você terá para gravar.
não esqueça nunca que o que você vê na tela nem sempre corresponde á qualidade do que está gravando...o máximo que conseguirá é o que vê no preview OU pior! esta é a parte ruim.
o fato de você usar um transcoder resolve o problema da conversão de sistemas de cores mas não quer dizer que torna o sinal melhor....depende de vários fatores e inclusive pode gerar instabilidade de acordo com a qualidade do próprio transcoder. ele pode estar fazendo uma conversão perfeita(impossível) de cores mas pode esatar (provavael) diminuindo a intensidade dos sinais de sincronismo e o nível de luminancia pois a tv consegue recuperar e manter a qualidade até certos níveis mas o que você captura em uma placa qualquer está ANTES desta área que restaura os sinais de sincronismo e pode gravar um sinal instável,gerando pereda de qualidade(imagem opaca) com cores instáveis(falhando ou piscando) pois o que você vê na tela na verdade não é o que está capturando!!!

se na tela está ruim, gravando fica PIOR pois o que vê não é o que se grava pois o que grava está em uma etapa ANTERIOR ao que é levado para a tela da tv ou dqa placa de captura!
eu sempre postei que capturar É MUITO complicado.....parece simples mas infelizmente não é!
pra dificultar, o sinal que você grava de um vódeo k7 É SEMPRE inferior ao sinal de origem qwue foi gravado pois perde nitidez aparente mas na verdade perde a quantidade de linhas de cores e o sinal composto de vídeo** perde várias propriedades comparando com o sinal que foi usado para gravar!
** sinal composto de vídeo: cor, luminancia(imagem em p&b),nível do sinal de sincronismo,...mais MUITOS detalhes (sem falar nas perdas do audio )

bom...."falei demais" e não ajudei em nada até agora!

faça um teste: coloque a fita e veja na tela do pc.....ajuste o tracking o melhor possível... este é o seu sinal de origem e é o melhor resultado que pode ter mas NÃO quer dizer que vai ter este resultado.....toda captura TEM PERDAS SEMPRE!
capture sem compressão e veja em primeiro lugar a estabilidade da imagem e cor só por 1 ou 2 minutos...não se preocupe(por enquanto) com frames perdidos.....simplesmente grave um pouco!
assista o que gravou e post aqui os problemas e DETALHES...
aí vamos começar a "exorcizar" a captura. ..... pois agora,
com este resultado, é que vai começar o "tormento"
(traga um "têrço"e um padre pra ajudar )
NÃO TENHA pressa...
tem que ter calma senão tem que fazer tudo DE NOVO....
Reply With Quote
  #5  
11-02-2004, 03:16 AM
DrillerKiller DrillerKiller is offline
Free Member
 
Join Date: Jun 2004
Posts: 6
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Jorel !!!!!

Dispensa o padre que o pc se auto-exorcizou!!!
...mas agora chama um psicólogo...pra mim....

...Por incrível que pareça a máquina voltou a "ficar esperta"....
Voltou a capturar normalmente como antes...e sem que nada fosse feito!!!

Realmente muito estranho!...

Usei o virtualVCR e o iuVCR nos testes de captura a 640x480 e como tava tudo rodando certinho eu aproveitei pra voltar a capturar um desenho animado gravado da TV em VHS.
Das 4 partes de + ou - 6 min. capturadas não cheguei a 7 dropped frames!
Ótimo...e pensar que nas mesmas imagens antes disparavam dropped frames!

Em todas os testes as capturas não tiveram problemas com sincronismo áudio-video. Rodaram perfeitas no Media Player.

Bem, acho que esse post vai fugir da idéia principal, porém acho que não custa perguntar:...
No pc tudo roda belezinha, porém depois de gravado no CD....

* Mulltiplexei pelo TMPGEnc e também pelo BBMpeg por motivos de teste e ambos os testes rodaram perfeitos no micro, porém no aparelho de DVD os dois tiveram problemas de sincronismo...
Achei que com o BBmpeg resolveria, mas ficou ruim, sem sincronia igual ao TMPGEnc (no aparelho de DVD)....um delay de quase 1 seg....

*Notei que se durante a reprodução do kvcd eu adiantar ou voltar a imagens por uns instantes, o áudio e o video entram em sincronia !!!
É como se "enganasse" o aparelho de DVD.... mas esse "conserto" é temporário...

* O aparelho de DVD usado nos testes é um Gradiente GBD120.
É um aparelho recente....
Aqui no fórum não se tem falado muito bem dos Gradientes, porém acredito que os problemas / compatibilidade com o formato kvcd e afins ocorria (ocorre?) com modelos mais antigos....por favor corrija-me...

* Tentei gravar com o Nero Burning Rom aproximadamente 780MB desmarcando ANTES a opção "Criar CD compatível com os padrões" mas deu pau quase no final da gravação, o Nero ejetou o CD e esse CD não funciona até o fim.... O pessoal aqui já conseguiu gravar 825MB num CD de 700MB, e li que sem exageros, "810MB cabem tranquilo".....

* No Nero, em "configurações Avançadas" eu aumentei "tamanho máximo de CD" para 107 min. (antes marcava 90 min.)...
Reconheço que isso foi "no puro chute"....
Dicas?

Bem...é isso.
Sem querer bagunçar, mas acho que já bagunçando, por favor se eu fugi da idéia principal desse post, então me indique o melhor local pra postar...

....

Agradeço a colaboração!!
Reply With Quote
  #6  
11-02-2004, 10:12 AM
jorel jorel is offline
Invalid Email / Banned / Spammer
 
Join Date: Aug 2002
Location: Brasil - MG - third stone from the sun
Posts: 5,570
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
sem problemas DrillerKiller

1- player gradiente GBD120......players gradiente são muito "problemáticos".....quer dizer, alguns modelos até recusam dvds originais!

2- você não postou como transformou de avi(captura) para mpeg pra depois "juntar" com o audio.....talvez o bitrate minimo do encoder esteja baixo para o seu player....alguns players não aceitam bitrate minimo muito baixo! esta é a opção mais provável, post como fez!

3- se o audio está em 44k ou 48k...isto também influencia em alguns casos!

4- cabem com certeza até 819Mb numa media sem problemas..mais do que isto e o cd pode até funcionar mas pode ficar instavel no final!
também depende da informação: é kvcd ou ksvcd?(mpeg1 ou mpeg2 no caso) e o que selecionou no nero para gravar?

5- quanto ao psicólogo....não precisa!
o ru-indows tem destas coisas...a gente reinicia ou liga no outro dia e tudo volta a funcionar mas também acontece de zangar tudo (coisas do bill).

6- o numero de frames que perdeu saõ totalmente despreziveis..não representam nada...está muito bom!

aguardo os "tira teimas" (respostas)

Reply With Quote
  #7  
11-02-2004, 09:05 PM
DrillerKiller DrillerKiller is offline
Free Member
 
Join Date: Jun 2004
Posts: 6
Thanks: 0
Thanked 0 Times in 0 Posts
Caro Jorel,

então vamos lá:

1 - o player Gradiente GBD120 é da série "Toca Tudo"...(esse slogan não foi eu que inventei...hehehe...faz parte do merchandising dele....)

2 - Codifiquei usando o TMPGEnc , template KVCD-LBR-352x240-_NTSCFilm_-PLUS.mcf, porém como esse template só codifica o video, eu marquei em "Stream Type" a opção System (video+audio) para que o som fosse convertido também....
...Apesar de saber que deixar o som ser codificado pelo TMPGEnc não ser
apropriado, PORÉM foi com o mero intuito de teste, pois queria comparar o processo de multiplexação pelo BBMpeg também!

Depois que juntei as partes do desenho animado pelo TMPGEnc (mpeg tools...Merge & Cut) eu abri esse video já completo no VirtualDubmpeg2 e salvei o som como .wav.
Abri esse som no Soundforge e tratei os chiados vindos da fita de video.
Abri esse som tratado no TMPGEnc e converti ele para mp2 (dual channel, 112)
depois criei 2 videos finais , cada um multiplexado por um programa diferente (TMPGEnc e BBMpeg)

3 - O áudio foi capturado em 44.100 HZ, 16 bit stereo, PCM

4 - Meu objetivo é fazer kvcd (mpeg 1).
No Nero eu desmarquei "Criar CD compatível com os padrões"
...em "opções avançadas" estava marcado 90min...para tempo de gravação além dos limites (overburn) e eu "de bicudo" alterei pra 107min... exagerei?

5 - Quanto ao Ruindows... faz um tempo que penso em migrar pro Linux...


È isso aí...
Reply With Quote
Reply




Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
SINCRONISMO me ajudem!!! sozinhoslz Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 1 06-07-2004 01:50 PM
VMESQUITA, MAIS UM ERRO, SOH MAIS ESTA VEZ !!! davilarjbr Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 1 02-18-2004 06:44 AM
VMESQUITA, MAIS UM ERRO, SOH MAIS ESTA VEZ !!! davilarjbr Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 0 02-17-2004 11:53 PM
Sincronismo mikcek Convertire e Codifica dei Video (Italiano) 1 12-17-2003 02:24 AM
Erro comum?! mcmagoobr Conversão e Codificação de Vídeo (Português) 0 09-23-2003 10:52 PM

Thread Tools



 
All times are GMT -5. The time now is 04:55 AM  —  vBulletin © Jelsoft Enterprises Ltd