digitalFAQ.com Forums [Archives]

digitalFAQ.com Forums [Archives] (http://www.digitalfaq.com/archives/)
-   Conversão e Codificação de Vídeo (Português) (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/)
-   -   KDVD- Olha eu DNOVO ! (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/11973-kdvd-olha-eu.html)

MR.Maker 09-06-2004 01:08 PM

KDVD- Olha eu DNOVO !
 
Ae pessoal, fiquei um tempo afastado do forum, mas agora pretendo voltar a postar com a galera ! Vejo que muitos usuários novos estão cadastrados, é bom saber que a nossa comunidade está crescendo cada vez mais !..
Bom.. chega de papo furado ehehehe vamos as dúvias :
Pretendo gravar meu primeiro kdvd essa semana ainda, porém como ainda não sou experiente com mídias do tipo dvd, gostaria que algumas dúvidas minhas fossem solucionadas :

1 - Qual é o melhor software para gravar dvds e fazer os menus e tals.. ?
Alguem sabe algum de algum tutorial ou manual dele ?


2 - Sobre as legendas do diko, ele só aceita SRT e se eu tiver uma do tipo SUB ou SSA ? Qual é o melhor programa para converte-las ?


3 - Se eu for gravar filmes de dvds comuns é necessário converte-los novamente ? (pergunto isso porque acredito que a maioria dos filmes não usem o espaço total do dvd, e se eu tirasse as legendas e os audios de outras línguas e os extras seria possível gravar até uns 2 ou 3 filmes por dvd sem converter não estou certo?


4 - Já me disseram que alguns dvds tem dupla camada, tem como reconhecer esse tipo de dvd ? isso afeta na hora de converter ou copiar em uma mídia de 4.7gb ? Qual seria a alternativa para essa situação ?


5 - Alguem sabe aonde tenha informações básicas sobre a estrutura de um dvd para que eu possa ter uma base sobre esse formato ?


Vlw ae !
Abraços..

ginoboy 09-06-2004 02:39 PM

Re: KDVD- Olha eu DNOVO !
 
Fala Mr.Maker, vou dizer o q sei..

Quote:

1 - Qual é o melhor software para gravar dvds e fazer os menus e tals.. ? Alguem sabe algum de algum tutorial ou manual dele ?
Olha, eu uso o DVD Decrypter pra gravar meus DVD's, gravo a 2x (minimo q meu gravador suporta, grava em 30 min.)
Pra autorar (fazer menus, etc) eu costumo usar o DVDLab, ele tem bastante opção e não é muito dificil de mexer. Agora to no trampo, depois passo umas documentações q tenho em inglês aqui sobre ele.


Quote:

2 - Sobre as legendas do diko, ele só aceita SRT e se eu tiver uma do tipo SUB ou SSA ? Qual é o melhor programa para converte-las ?
Pelo que eu sei (não tenho certeza), legenda em formato de texto, o diko suporta srt, sub e smi. P/ converter legendas, use o Subtitle WorkShop. Se não me engano o DIKO agora suporta legenda gráfica tb (do jeitinho q tá no dvd, vai ficar no seu kdvd). vc extrai essa legenda com o VSRip (com o vobsub configure tb dá), só o português. Dá pra fazer manualmente tb.

Quote:

3 - Se eu for gravar filmes de dvds comuns é necessário converte-los novamente ? (pergunto isso porque acredito que a maioria dos filmes não usem o espaço total do dvd, e se eu tirasse as legendas e os audios de outras línguas e os extras seria possível gravar até uns 2 ou 3 filmes por dvd sem converter não estou certo?
Os DVD's de locadora/comerciais, filmes em geral, normalmente usam DVD-9 (que são de dupla camada como vc disse abaixo), e chegam a ocupar, 6,7,8GB... Pra vc gravar 2 ou 3 filmes num DVD5 (tradicional, camada unica, q vc encontra por ae na media de 4, 5 reais) vc tem q codificar no CCE, usando scripts, etc, como se vc tivesse fazendo um KSVCD. Dá uma olhadinha no tutorial do vmesquita q vai dar pra vc ter uma noção melhor.

4 -
Quote:

Já me disseram que alguns dvds tem dupla camada, tem como reconhecer esse tipo de dvd ? isso afeta na hora de converter ou copiar em uma mídia de 4.7gb ? Qual seria a alternativa para essa situação ?
Não afeta na leitura, sendo q quase todos dvd's de filme são dupla camada, se vc for copiar um filme só por exemplo p/ uma midia de 4.7 (q na verdade é 4.38gb, 4.7 quer dizer q é 470000000 bytes) vc vai ter q usar programas de comprensão como dvdshrink, instant copy, clonedvd, dvd2one, (ai vc pode remover os audios e extras q vc não vai querer) etc.. ou recodificar usando CCE/scripts e depois montar/autorar o dvd manualmente..

5 -
Quote:

Alguem sabe aonde tenha informações básicas sobre a estrutura de um dvd para que eu possa ter uma base sobre esse formato ?
DVD é MPEG2 (assim como no SVCD), sendo q as resolução padrões são 352x240, 352x480, 704x480 e 720x480 (e se não me engano ele suporta mpeg1 somente na resolução 352x240 tb..). O som vc pode usar AC3 (5.1 ou 2.0, recodificando p/ diminuir o bitrate ou não) ou MP2 2ch.

Bom, isso q eu disse é um resumo, tem mta coisa q vc deve saber e aprender ainda, com o tempo vc vai pegando o jeito, assim como eu, q não faz tanto tempo q mexo com dvd tb..

FlavioMetal 09-06-2004 03:52 PM

Fala Mr. Maker! É bom saber q vc voltou!

Então vc comprou uma gravadora de DVD's? Legal, eu comprei a minha já faz um mês. É legal saber que muita gente do fórum está migrando pra KDVD...

Como o Gino falou, baixe o DVD-Lab pra testar e o TMPGenc DVD-Author, que apesar de não ter tantas opções de edição, é excelente, e bem fácil de usar!

O resto é como vc fazia mesmo (como o Gino disse), autorar com o CCE, usando scripts, etc...

Pra fazer cópias de DVD's originais, de todos esses programas que o Gino te sugeriu, eu tenho tido ótimos resultados com o Instant Copy e com o Intervideo DVDCopy2, que pra fazer cópias fiéis (com menus, extras, etc), são os melhores (não use o DVDShrink, pois em alguns casos ele costuma detonas a imagem, e deixa ela cheio de blocos...)

Tô traduzindo uns tutoriais do DVD-lab pra postar aqui no fórum. Assim q eu terminar alguma coisa, eu posto aqui! (mas tutoriais na net é o que não faltam, dá uma procurada...)

É isso aí! Boa sorte na autoração dos seus DVD, e posta aí qualquer coisa!!! (não precisa nem falar do pessoal, vc já conhece :wink: )

Alex_Matrix 09-06-2004 10:38 PM

Re: KDVD- Olha eu DNOVO !
 
Quote:

Originally Posted by MR.Maker
Ae pessoal, fiquei um tempo afastado do forum, mas agora pretendo voltar a postar com a galera ! Vejo que muitos usuários novos estão cadastrados, é bom saber que a nossa comunidade está crescendo cada vez mais !...

Fala, brother! :D

Blza? 8) Muito legal ver vc por aqui novamente. Tava sentindo sua falta :wink:

Abração, kra! 8)

MR.Maker 09-07-2004 09:28 AM

Re: KDVD- Olha eu DNOVO !
 
@Alex_Matrix
Brigadão pelo apoio !
E ae td blz kra ?!

@FlavioMetal
Vlw a sugestão ae !! Só uma dúvida.. com esses programas que vc falou ("Instant Copy e com o Intervideo DVDCopy2") é possível fazer uma cópia fiel de um dvd dupla camada para um dvd normal 4.7gb ?

@Ginoby
Vlw pela ajuda t
b, só umas coisas que não ficaram bem claras.. vc falou que o diko suporta legendas de texto (srt, sub, smi) mas na tela de seleção de legendas do diko em "nova conversão" o único suporte é srt ?
Outra coisa, sobre a legenda gráfica que vc falou, eu não sei nada sobre esse tipo de legenda, qual é o formato do arquivo ? e que programa é esse VSRip ? Sabe aonde posso encontra-lo ? ( e se souber aonde tem um tutozinho tb ajuda :wink: )
VLW AE !!



Abraços..

Alex_Matrix 09-07-2004 09:43 AM

Re: KDVD- Olha eu DNOVO !
 
Quote:

Originally Posted by MR.Maker
@Alex_Matrix
Brigadão pelo apoio !
E ae td blz kra ?!
...
Abraços..

Tudo blza. Eu também tinha passado um tempinho sem postar muito mas agora tow com um pouco de tempo disponível.

Bem, atualmente tow no dilema em que curso escolher na universodade...
Penso em algo na área de informática e tal, desenvolvimento de hardware ou administração de redes.....
... O que eu acho que levaria jeio mesmo seria o primeiro(gosto muito de criar, desenvolver e tal) mas parece que aqui em Recife não tem muita área e fica mais viável o segundo.
Também penso em fazer Engenharia de Produção que é um novo curso que existe por aqui...

Tava até pensando em pedir umas dicas de cursos do pessoal aqui da área de informática ...? 8O

Enfim, tow nessa, kra :roll:
Mas no inicio do ano que vem tenho que iniciar algo definitivamente.. 8)

Abração! :wink:

jorel 09-07-2004 10:55 AM

mesmo o cumpade Flavio não recomendar o dvdshrink,
vejam os resultaods com 68,1% de compressão usando as 4 novas opções(AEC) do programa para encodar:
:arrow: eu fiz 4 vezes o mesmo filme usando as 4 opções de AEC no dvdshrink:

max smooth:
http://img42.exs.cx/my.php?loc=img42...=maxsmooth.jpg

smooth:
http://img42.exs.cx/my.php?loc=img42&image=smooth.jpg

sharp:
http://img42.exs.cx/my.php?loc=img42&image=sharp1.jpg

max sharp:
http://img45.exs.cx/my.php?loc=img45&image=maxsharp.jpg

dvd source:
http://img42.exs.cx/my.php?loc=img42...=dvdsource.jpg

foi postado aqui também: http://forum.digital-digest.com/show...5&pagenumber=4

se alguém quiser, posso enviar um grupo de vobs com cada exemplo pronto para gravar!
aí dá pra ver no dvdplayer no micro ou na tv.
:wink:

FlavioMetal 09-08-2004 01:09 PM

Fala, pessoal!

Mr Maker,

Esses programas que eu citei (e o Shrink também, como o Jorel sugeriu), entre outros, fazem sim a cópia FIEL do DVD, isto é, com menus, extras, etc...e compacta 9GB em um DVD de 4.5 tranquilamente...mas dependendo alguns não ficam tão bons, mas eu ainda não fiz nenhum q não ficasse ótimo! Faça uns testes aí!

Qto às legendas no DIKO, qdo for selecioná-las, é só ir na caixinha drop-down onde está o formato "SUB" e mudar pra "SRT". E as legendas gráficas são as legendas estraídas diretamente do DVD (formato SUB/IDX)

Jorel,

Eu acho o Shrink um ótimo programa pra cópias de DVD, mas em testes q eu fiz aqui, o Intervideo DVD Copy2 e o Instant Copy (que é o q eu gosto mais), se mostraram bem melhores (ainda mais sendo shows musicais...). Gosto do Instant Copy pq ele faz em 5 passadas, e a imagem fica muitíssimo próxima do original. Vc já experimentou?

O Shrink também é um excelente programa, mas pra mim fica atrás desses q eu citei, em relação à qualidade. Mas com certeza a interface dele é a mais agradável, é facil de usar, é o mais eficiente, e o melhor pra se trabalhar qdo se quer cortar algumas partes indesejáveis do DVD, mas em relação à qualidade, eu prefiro outros mesmo...É claro q é questão de gosto, e a qualidade boa pra mim pode ser ruim pra vc, e vice-versa!

Ficou bom esses testes aí, hein? Mesmo comprimindo em 68%, a imagem ficou legal!

jorel 09-08-2004 01:25 PM

Quote:

Originally Posted by FlavioMetal
Jorel,

Eu acho o Shrink um ótimo programa pra cópias de DVD, mas em testes q eu fiz aqui, o Intervideo DVD Copy2 e o Instant Copy (que é o q eu gosto mais), se mostraram bem melhores (ainda mais sendo shows musicais...). Gosto do Instant Copy pq ele faz em 5 passadas, e a imagem fica muitíssimo próxima do original. Vc já experimentou?

O Shrink também é um excelente programa, mas pra mim fica atrás desses q eu citei, em relação à qualidade. Mas com certeza a interface dele é a mais agradável, é facil de usar, é o mais eficiente, e o melhor pra se trabalhar qdo se quer cortar algumas partes indesejáveis do DVD, mas em relação à qualidade, eu prefiro outros mesmo...É claro q é questão de gosto, e a qualidade boa pra mim pode ser ruim pra vc, e vice-versa!

Ficou bom esses testes aí, hein? Mesmo comprimindo em 68%, a imagem ficou legal!

legal Flavio
lá no doom9 estamos comparando a qualidade o instant copy8 com o do dvdshrink e está um "quebra pau" amigavel.
as codificações que faço com o CCE ficam melhores que com o dvdshrink...postei também no doom9 em outro thread que tem outro "quebra pau" amigavel :lol:
eu estou doido pra testar o IC8 mas ele trava no meu win98se.....não sei porque. :? estou putzzz!
acredito fielmente que ele é muito bom mas aqui ainda não funciona, trava 1 segundo após começar a transcodificar.
o dvdcopy2 eu ainda não usei e quero tentat o IC8 primeiro.

ah, o shrink é muito mais fácil de usar que o IC8,eu sei pois apesar do meu IC8 travar,dá pra ver todos os ajustes e opções antes de transcodificar.
mas de qualquer maneira quero usar o IC8no meu micro.se for preciso,chamo um padre pra exorcizar ele! :wink:

FlavioMetal 09-08-2004 01:35 PM

Na verdade o Shrink só não ficou bom comigo em 1 show q eu fiz, mas como esse mesmo show ficou bom com o IC8, larguei mão do Shrink...mas vou fazer mais uns testes pra comparar, e dar uma olhada nas threads do Doom9...

E qto às conversões com o CCE, também concordo q ficam melhores do que a compressão desses programas citados aqui. KDVD é outra coisa! sem contar q dá pra colocar mais filmes em um único DVD!

Eu achei uns tutoriais de bkp de DVD usando o CCE pra encodar e deixando todos os extras, menus, etc..., mas é meio complicado e tô meio sem tempo pra testar, mas deve ficar bom!

Valeu, Jorel!

ginoboy 09-08-2004 01:45 PM

Re: KDVD- Olha eu DNOVO !
 
Quote:

Originally Posted by MR.Maker
@Alex_Matrix
@Ginoby
Vlw pela ajuda t
b, só umas coisas que não ficaram bem claras.. vc falou que o diko suporta legendas de texto (srt, sub, smi) mas na tela de seleção de legendas do diko em "nova conversão" o único suporte é srt ?

Pois é, realmente (agora) só tem suporte a SRT, o vmesquita mudou, mas não tem problema. Você pode usar o SubtitleWorkShop mesmo pra converter as legendas pra SRT, caso elas já não esteja.

Quote:

Outra coisa, sobre a legenda gráfica que vc falou, eu não sei nada sobre esse tipo de legenda, qual é o formato do arquivo ? e que programa é esse VSRip ? Sabe aonde posso encontra-lo ? ( e se souber aonde tem um tutozinho tb ajuda :wink: )
VLW AE !!
Legenda gráfica é a legenda original do DVD. A legenda do DVD cada caractere (cada letra, numero, ponto, etc..) é uma figura. E vc pode usar essa legenda direto no filme q vc for transformar (claro, se a fonte for dvd). Vc pode transformar pra formato de texto (SRT) indicando cada caractere é qual no SubRip (http://moolabs.dcc.online.pt/Tutoria...ka/Passo10.php ) mas é um pouco trabalhoso. O VSRip (q extrai a legenda do dvd) vc encontra na pasta do DIKO, lá tem. Na hora q vc for extrair a legenda, deixa selecionado lá só o portugues. Vai criar um arquivo no formato SUB (não é a mesma coisa q uma legenda sub de texto q encontramos por ae), um IDX e talvez um outro la q nao serve p/ nada e um SRT (esse srt só indica informações p/ o sub, não deleta ele). no script, no caso, se vc for fazer direto da legenda grafica vc poem lá:


Code:

VobSub("legenda.sub")
e pronto.

[]'s

FlavioMetal 09-08-2004 02:10 PM

Quote:

Pois é, realmente (agora) só tem suporte a SRT, o vmesquita mudou, mas não tem problema
Ah é, tinha me esquecido q nessas novas versões só suportava SRT..mas agora tá tudo tranquilo...

Eliéser Giovani 10-28-2004 10:15 PM

Re: KDVD- Olha eu DNOVO !
 
Desculpem desenterrar um tópico antigo mas minha dúvida está aqui:

Quote:

Originally Posted by ginoboy
Code:

VobSub("legenda.sub")

Mas aí a legenda fica fixa. Não tem como usar o idx/sub pra ficar selecionável?

:arrow: Eliéser Giovani:
veja como e quando quotar: http://www.kvcd.net/forum/viewtopic.php?t=14865

BJ 10-28-2004 11:38 PM

EDITADO

Eliéser Giovani 10-29-2004 03:31 PM

Aí que tá... o DVDLab não aceita legenda gráfica. Teria que "OCRá-la".
Esse spumux permite usar legenda idx/sub selecionável?

zakimart 10-29-2004 04:20 PM

Quote:

Originally Posted by Eliéser Giovani
Aí que tá... o DVDLab não aceita legenda gráfica.

Oi!
O DVDLab aceita sim legenda gráfica.
Só confirme quais formatos.

ginoboy 10-29-2004 04:27 PM

Quote:

Originally Posted by zakimart
Quote:

Originally Posted by Eliéser Giovani
Aí que tá... o DVDLab não aceita legenda gráfica.

Oi!
O DVDLab aceita sim legenda gráfica.
Só confirme quais formatos.

Ué, só se ta aceitando agora nas novas versões....

formato de dvd mesmo -> idx/sub

que vc extrai com vsrip ou vobsub configure...

tá aceitando agora ?!


All times are GMT -5. The time now is 07:46 AM  —  vBulletin © Jelsoft Enterprises Ltd

Site design, images and content © 2002-2024 The Digital FAQ, www.digitalFAQ.com
Forum Software by vBulletin · Copyright © 2024 Jelsoft Enterprises Ltd.