digitalFAQ.com Forums [Archives]

digitalFAQ.com Forums [Archives] (http://www.digitalfaq.com/archives/)
-   Conversão e Codificação de Vídeo (Português) (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/)
-   -   Vídeo captura (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/5004-video-captura.html)

vmesquita 08-13-2003 06:38 PM

Pode dar mais detalhes? Qual programa vc usou para capturar? Qual o codec vc usou para capturar? Qual o seu Sistema Operacional? Em q resolução capturou?

[]'s
Vmesquita

vmesquita 08-13-2003 06:57 PM

Ok, algumas dicas sobre captura:
Não capture usando o DivX 5 pq vc irá perder (muita) qualidade quando recomprimir. Use HuffYUV ou se não tiver muito espaço (HuffYUV ocupa 20 Gb/h a 720x480), use PicVideo MJPEG com qualidade 18 ou 19. Capture no máximo possível, 720x480, ou se não der 352x480, mesmo que vc pretenda redimensionar depois. O MJPEG é o q consome menos recursos na hora de capturar. O audio capture em PCM mesmo.
Eu não gosto do VirtualDub pra capturar, sempre me deu problemas. O VirtualVCR é bem melhor, mas se vc não estiver usando partição NTFS não vai dar pra usar ele pq ele não cria novos arquivos quando o limite de 4Gb de partições FAT é atingido.
Depois de capturar, a 29.97, vc precisa desintrelaçar usando algum filtro. Se for um filme, faça IVTC e seu vídeo ficará com 23.976 fps.

[]'s
Vmesquita

Lukacsbra 08-13-2003 07:11 PM

post deleted by request.

-kwag

DigoBrow 08-25-2003 09:39 PM

entrando na onda, gostaria de perguntar.
é o seguinte. minha placade captura é uma pixel view pro, qual melhor programa para capturar?
e como capturo direto para mpeg (e já codificado pelos codecs?), tipo, capturo com o virtualdub, mas ele so captura em avi, e se nao uso codecs para comprimir fica gigante, para depois eu comprimi-lo em mpeg. ou da pra salvar direto em avi ja comprimido com o codec. Só que quando transformo em mpeg, ele perde qualidade. Entao gostaria de capturar direto em mpeg (para fazer KVCD) ja comprimido pelos codecs, tem como?

vmesquita 08-26-2003 06:35 AM

O melhor é o VirtualVCR. Vc pode capturar direto em MPEG usando o WINPVR da Intervideo, mas não recomendo isso. O melhor é ter um bom espaço livre e usar o Picvideo MJPEG como codec AVI (dá pra capturar 3H em 20 MB para comprimir depois)

[]'s
Vmesquita

DigoBrow 08-26-2003 11:21 PM

20 MB??
ou 20GB??

e a proposito, o codec mjpeg, eu baixei, mas pede para registrar, senao fica no video mensagens do mjpeg. Existe alguma versao free? sem essas mensagens?

vmesquita 08-27-2003 08:38 AM

:lol: :lol: Era 20 Gb mesmo... :lol: :lol:

Na verdade o PicVideo é shareware. Mas tem um macete pra vc conseguir, legalmente uma versão freeware. Vc precisa baixar o demo de um programa chamado ShowShifter. Instale o demo, e depois desinstale. Ele vai deixar "de brinde" o codec PicVideo MJPEG freeware para vc. Eu nunca testei isso mas o pessoal no dvdrhelp.com vive dizendo isso.
[]'s
Vmesquita

DigoBrow 08-28-2003 02:34 PM

ae mesqui´ta, é o seguinte. consegui o codec registrado, porem ainda fica as mensagens no video capturado. fica em cima e em baixo do video. tem como se livrar disto?

vmesquita 08-28-2003 03:59 PM

Digobrow,

Se está com mensagem, é pq vc não o registrou direito. Vc precisa ir na tela de configuração do codec (pode fazer isso usando o VirtualDub) e digitar o nome e número de registro que vc obteve quando comprou da Picvideo... :wink: Lembre-se que o numero de registro é diferente para cada versão, se vc está usando uma versão mais nova do q comprou :wink: , precisa de um registro mais novo (peça ao suporte da picvideo :wink: )

Eu esqueci, escrevi este tutorial para esta placa q vc tem: http://www.kvcd.net/forum/viewtopic.php?t=5432

[]'s
Vmesquita

DigoBrow 08-28-2003 10:05 PM

blz vmesquita!, so que tem um pro quando acessa teu link, ja tinha tentado outra vez.
o link é este né?

http://pixelview.0catch.com/

pois ja tentei e da uma pagina dizendo q o limite de 20MB foi excedido por dia. toda vez tento e nada, é bem a 8 vez que tento
hehehe
pois geralmente so conecto de madrugada.

vmesquita 08-29-2003 09:49 AM

DigoBrow,

O problema é q eu estou tendo muitos acessos aos meus guias e esse servidor tem o limite de transferencia de 20 Mb por dia... Ou seja, esgota rapidinho... :( Preciso achar uma solução pra isso, o Avalon fez mirror dos meus guias mas este está numa página separada então não adiantou. Se vc quiser me mande um PM com seu email que eu te mando por email.

[]'s
Vmesquita

zakimart 08-29-2003 11:36 AM

Aproveitando
 
Oi gente!
Aproveitando o assunto...
Vmesquita, estava eu interessado em comprar uma placa de captura da pinnacle.
Creio que seja a melhor marca desse ramo.
Vc poderia me indicar uma?
Eu gostaria de capturar imagens analógicas por enquanto.
Estava eu pensando na DC10.
Como é para começar, preciso que o preço esteja em torno da DC10.
Obrigado novamente.
Abraços pessoal

vmesquita 08-29-2003 06:06 PM

zakimart,

Sinceramente, recomendo fortemente a PixelView PlayTV ou qualquer outra com chipset BT878. O motivo é simples: é uma placa com amplo suporte da comunidade, com drivers opensource desevolvidos e excelentes. Vc não fica na mão do fabricante com relação a drivers, vc pode até mudar os drivers se quiser (eu fiz isso), pq eles tem codigo fontes. E o autor me ajudou a fazer a mudança q eu queria. Além disso existe o DScaler, um programa para ver TV fantástico que desentrelaça imagem, faz IVTC e aplica filtros em tempo real!!!
A placa vem com rádio tb (pra vc fazer capturas de rádio, :D ) e com controle remoto que vc pode usar com o Girder e com isso configurar pra controlar qualquer coisa no computador, seja WinAmp, Windows Explorer, qualquer coisa!
Se vc quiser eu to vendendo uma e.... Brincadeira... :lol: :lol: :lol: :lol: A melhor parte é o preço, vc pode comprar por menos de 200 reais no Rio de Janeiro pelo menos.
Eu uso para minhas capturas da SKY e para conversões VHS para DVD que eu faço profissionalmente e ninguém nunca reclamou.
Quanto a DC-10, é uma placa com encoder MJPEG interno, não acho q valha a pena pq vc pode fazer isso por software e ter uma placa muito melhor e mais flexível. MJPEG consome muito pouco de CPU, no meu atlhon 2000+ gasta 10% capturando a 704x480.


[]'s
Vmesquita

zakimart 08-29-2003 07:40 PM

Puxa...
 
Haaaaaaaaaaaa... :lol:
Tens para vender?
Hehehe...
Ta vendo, quem nao entende nao entende mesmo...
Afffff, filosofei...
Pow, vou dar uma olhada nessa pixelview.
E realmente, exigir pouco da CPU eh bom.
O meu micro não e la essas coisas.
Como o preco e + baixo, sobra para compra um HD bom.
Vmesquita, agradeco suas ajudas e dicas.
E claro né, logo + vou te pentelhar ainda +.
vlw

DigoBrow 08-29-2003 10:59 PM

ae grande vmesquita, mandei uma PM para ti ok
?
e como tu captura a 704x480? quais os drives q tu usa?
pode mandar?

vmesquita 08-30-2003 05:53 AM

DigoBrow,

Vou responder as questões do seu PM aqui na thread pra facilitar se alguem tiver com o mesmo problema:
Quote:

meu pc é um Athlon 1.3 GHz, 256DDR,HD 40GB (liberei 23GB para captura),PL-Mãe MSI 6590 (KT4 Ultra Via 400),MSI 8890 GeForce 4MX440 8x 64DDR-TV, SoundBlaster Live! 5.1 X-Gamer, ISDN 64KBs, e Pixel View Play TV Pro (nao veio FM nem controle, mas na caixa diz que é opcional, entao a minha é capaz de FM tb?).
Na verdade ter FM e controle é opcional. Aliás eu esqueci de dizer: tem alguns modelos que não suportam PAL-M! Quanto ao FM, sua placa talvez seja capaz de captar FM Mono, já q não indica nada. A placa que tem suporte FM normal é estéreo.
Quote:

Bom é o seguinte novamente,hehe:
gostaria q me indicasse uma configuração para capturar ok?

01. tenho DirecTV e gostaria de capturar ja compactado, para depois passar para mpeg, ou entao ja capturar em mpeg compactado com divx, pode fazer isso? o video ficara em torno de 700 MB como os divx?
Não faça isso. Use MJPEG como eu sugeri, é bem melhor. Divx é horrível para editar e retirar comerciais. Além disso, não tem como capturar compactando em tempo real pra dar um tamanho exato. Capture em MJPEG e compacte depois pro q vc quiser. Com 23 Gb deve dar pra capturar umas 3 h ou mais com picvideo em qualidade 18.
Vc pode compactar em DivX e ficar com o tamanho exato se quiser, mas só usando 2 pass VBR, portando não daria pra fazer em tempo real.
Quote:

02.so consigo capturar em 320x240, e vi q vc captura em ate 740x480, como consegue? se coloco 640x480 fica varios riscos!!, so consigo 320x240 mesmo.
Acho q vc está falando dos efeitos do entrelaçamento. Isso é assim mesmo, não é defeito. De uma olhada em www.100fps.com para entender melhor o q é o entrelaçamento. Eu capturo em 704x480 pq depois para redimensionar para 352x480 é bem melhor
Quote:

03. Quais Drives esta usando? peguei um no site http://btwincap.sourceforge.net/
Eu uso uma versão modificada por mim destes drivers para capturar PAL_M em 50 hz. Vc certamente nunca vai precisar disso, eu só fiz estes drivers pq o meu (doido) videocassete lê fitas em padrão europeu assim, ele mantém os 25 quadros por segundo mas transcodifica o sistema de cores. Esses BTWinCap são os melhores drivers na minha opinião.
Quote:

04. Qual melhor programa para captura? to usando o Windows Movie Maker 2, pois deixa o menor tamanho de filme, e depois transformo em mpeg com o tmpeg.
Use o virtualVCR. Lembre-se q se vc tá usando FAT(32) existe o limite de 4gb por arquivo, por isso converta sua partição de captura pra NTFS se já não for. O virtualdub pode ir gerando vários arquivinho conforme esgota o tamanho, mas é um saco. E eu nunca consegui usar ele pra capturar legal. O melhor mesmo é usar NTFS e VirtualVCR.
Quote:

05. Ou seja , pode me dizer a melhor configuração que consigo com meu pc? qual programa, qual codec, qual drive, qual tamanho do filme final, quanto de hd,qual codec de som e configurar os codecs de som e video pode ser?Quero transforma-los em VCD. por isso achei q podia capturar ja em mpeg.
Capture em PicVideo MJPEG qualidade 18 com audio sem compressão. Depois compacte com Tmpgenc usando seu template KVCD favorito. Lembre-se que se seu conteúdo for show, esporte, etc vc precisará desintrelaçar e se for filme vc vai precisar fazer Inverse Telecine. Quanto a capturar direto em Mpeg, o WinDVR faz isso mas duvido q vc vai gostar dos resultados.

[]'s
Vmesquita

DigoBrow 08-30-2003 03:02 PM

valeu vmesquita. e olha só, baixei ontem a noite o programa powervcr II, da cyberlink, e to capturando em 640x480 sem os riscos ja, e pode se capturar em mpeg 1 ou mpeg2., e percebi q em mpeg 2, os arquivos de 3min (usei para teste), ficaram em torno de 80 MB.

sera que capturando eles na resolução q vc sugeriu, (ja em MPEG2) para depois eu usar um template kSVCD para diminuir a resolução , os auidios etc... o produto final ficara bom?

e mesmo assim, muitissimo obrigado.
tenho a placa a mais de 2 anos ja, e ela nao funcionava na configuracao do meu pc antes (era uma ASUS A7A266, chipset Ali) sempre travava a PixelView e o Fax ISDN, entao to com uma MSI agora com chipset ViA.

valeu grande

e espero retribuir seu favor.
obrigado
abraço

Digão

DigoBrow 08-30-2003 03:12 PM

ae Vmesquita
consegui acessar sua pagina do tutorial, ate que enfim
obrigado, vou le-lo todo agora, o q eu nao entender ja sabe ne?
vou te apurrinhar novamente, hehehehe
abraço

Digão

Braxton 06-25-2004 12:48 PM

Quote:

Originally Posted by vmesquita
Ok, algumas dicas sobre captura:
Não capture usando o DivX 5 pq vc irá perder (muita) qualidade quando recomprimir. Use HuffYUV ou se não tiver muito espaço (HuffYUV ocupa 20 Gb/h a 720x480), use PicVideo MJPEG com qualidade 18 ou 19. Capture no máximo possível, 720x480, ou se não der 352x480, mesmo que vc pretenda redimensionar depois. O MJPEG é o q consome menos recursos na hora de capturar. O audio capture em PCM mesmo.
Eu não gosto do VirtualDub pra capturar, sempre me deu problemas. O VirtualVCR é bem melhor, mas se vc não estiver usando partição NTFS não vai dar pra usar ele pq ele não cria novos arquivos quando o limite de 4Gb de partições FAT é atingido.
Depois de capturar, a 29.97, vc precisa desintrelaçar usando algum filtro. Se for um filme, faça IVTC e seu vídeo ficará com 23.976 fps.

[]'s

Vmesquita

vc poderia me explicar esse negocio de IVTC qdo o video capturado for um filme??..a imagem fica melhor??

ginoboy 06-25-2004 09:32 PM

pq o topico foi deletado ?!

eu tenho uma placa dessa hehe, e nunca usei ainda 8O


All times are GMT -5. The time now is 04:15 PM  —  vBulletin © Jelsoft Enterprises Ltd

Site design, images and content © 2002-2024 The Digital FAQ, www.digitalFAQ.com
Forum Software by vBulletin · Copyright © 2024 Jelsoft Enterprises Ltd.