digitalFAQ.com Forums [Archives]

digitalFAQ.com Forums [Archives] (http://www.digitalfaq.com/archives/)
-   Conversão e Codificação de Vídeo (Português) (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/)
-   -   Quenc x mencode - Vmesquita (http://www.digitalfaq.com/archives/portugues/10916-quenc-mencode-vmesquita.html)

estranho74 07-15-2004 09:00 AM

quenc x mencode - Vmesquita
 
andei lendo em varios topicos que o mencode eh mais confiavel, que é melhor que o quenc, etc...Em que ponto isto é verdade? Se o mencode é melhor(como falam) porque nao usa-lo com o diko?

vmesquita 07-15-2004 09:14 AM

O Mencoder e QuEnc usam a mesma engine (libavcodec), só que no mencoder é possível usar parametros otimizados que o pessoal passou meses melhorando, enquanto no QuEnc estes parametros o Nic deixou travado.

Por outro lado, o QuEnc aceita scripts diretamente, enquanto o mencoder não tem uma forma automatizada de fazer isso. É possível usar o mencoder sem scripts (ele tem filtros internos muito bons), mas aí surgem outros problemas, como a aplicação de legendas fixas que não funciona corretamente, não existir uma maneira fácil de mudar o framerate, não poder juntar 2 arquivos, etc.

O milan iniciou uma implementação do mencoder que suporta Avisynth, mas infelizmente, esta implementação sempre dá erro no final, e o milan não deixou o codigo fonte e sumiu faz mais de 2 meses.

A libavcodec, usada pelos 2 encoders, tem problemas no rate control, que causa picos de bitrate além do máximo especificado dependendo da situação e tamanhos finais não previsíveis as vezes.

Em resumo, o mencoder (e o QuEnc tb) é um encoder experimental. Para resultados garantidos, como uma ferramenta de automação como o DIKO deve apresentar, deve-se usar um encoder já estável como o CCE ou Tmpgenc. Eu só inclui suporte ao QuEnc (que no futuro talvez troque pelo mencoder se o milan liberar uma versão que não de crash no final) pq os mesmos são gratuitos.

estranho74 07-15-2004 09:37 AM

Em primeiro lugar obrigado por mais uma aula.

Quote:

Originally Posted by vmesquita
A libavcodec, usada pelos 2 encoders, tem problemas no rate control, que causa picos de bitrate além do máximo especificado dependendo da situação e tamanhos finais não previsíveis as vezes.

Isso irá causar problema somente no tamanho do arquivo ou influenciaria na qualidade do video? Isso pode ser "consertado" alterando o overhead?
Obrigado

ginoboy 07-15-2004 10:36 AM

Q eu saiba o overhead é só o tamanho/valor q ele usa pra calcular o tamanho adicional qdo junta o audio e o video .. (q no caso é 10, mas acho q o diko usa 12) .. estou certo ?

[]'s

vmesquita 07-15-2004 01:31 PM

O ginoboy está certo. O problema do rate control pode causar travadas na reprodução (pq o bitrate fica abaixo do minimo e acima do máximo). Não há como corrigir posteriormente. :(

estranho74 07-16-2004 07:18 AM

e quais seriam os limites para nao ter problema? Entre 10 e 15?

vmesquita 07-16-2004 11:49 AM

Acho que vc fez uma grande confusão. O bitrate minimo e máximo devem ficar dentro do que se definiu, e só o encoder pode fazer isso. O Overhead é o que aparece quando vc junta audio e vídeo, 10 ou 15 é uma boa estimativa. :wink:

estranho74 07-16-2004 12:41 PM

Quote:

Originally Posted by vmesquita
Acho que vc fez uma grande confusão.

Com certeza. :oops: :oops: :oops: Eu li soh o trecho do ginboy, dai confundi tudo. Desculpa... :lol: :lol:
Quote:

Originally Posted by vmesquita
O bitrate minimo e máximo devem ficar dentro do que se definiu, e só o encoder pode fazer isso.

Ele faz de forma automatica? Ode posso ter maiores informacoes sobre as configuracoes do Quenc?
Quote:

Originally Posted by vmesquita
O Overhead é o que aparece quando vc junta audio e vídeo, 10 ou 15 é uma boa estimativa. :wink:

Minha amostras tem saido em media com 770 MB, entao eu posso diminuiro valor de overhead,pra tentar aproveita esse 25 MB "perdidos", correto?

vmesquita 07-16-2004 01:03 PM

Esse que é o problema que eu estava comentando: os encoder baseados na libavcodec não obedecem o minimo e o máximo especificado.
Se ao juntar o audio e o vídeo, vc está tendo menos de 15 Mb de overhead, vc pode diminuir. Mas se a diferença é na predição com o CCE, faz mais sentido mudar o fator da amostra.
:wink:


All times are GMT -5. The time now is 10:31 AM  —  vBulletin © Jelsoft Enterprises Ltd

Site design, images and content © 2002-2024 The Digital FAQ, www.digitalFAQ.com
Forum Software by vBulletin · Copyright © 2024 Jelsoft Enterprises Ltd.